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Acidentes com aeronaves na Força Aérea Portuguesa: evolução da eficácia da prevenção e caraterização de causas

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A Força Aérea Portuguesa (FAP) tem colocado grande empenho na prevenção de acidentes, mas terá conseguido uma redução significativa de acidentes com destruição de aeronave? O número de acidentes, por cada 10.000 horas de voo (HV), será semelhante ao de outras Forças Aéreas? Quais as causas destes acidentes? Esta investigação centrou- -se em torno da questão “Quais as causas dos acidentes com perda de aeronave, e em que medida tem sido eficaz a prevenção destes acidentes na FAP, em termos absolutos e comparativamente com outros operadores de referência?”. O campo de observação abrangeu a FAP e as Forças Aéreas Espanhola, Belga e Suíça. O período temporal analisado foi de 30 anos no caso da FAP e de 20 nas restantes Forças Aéreas. Nesta investigação conclui-se que embora na globalidade das ocorrências (incidentes e acidentes) na FAP, o fator humano contribua com um peso de 41%, verifica-se que no caso específico dos acidentes com perda de aeronave, os fatores humanos têm um peso de 60%. As causas dos acidentes com perda de aeronave têm sido combatidas eficazmente, resultando na diminuição nos últimos 30 anos do número de acidentes com perda de aeronave, por 10.000 HV, estando hoje a FAP, num nível de paridade (em número de acidentes por 10.000 HV) com Forças Aéreas de referência da Europa, nomeadamente as Forças Aéreas de Espanha e Bélgica (e melhor que a Suiça)
The Portuguese Air Force (PtAF) has dedicated a great effort to the accidents prevention, but will it have achieved a significant reduction of accidents involving the destruction of aircraft? Is it at the same level as other Air Forces, regarding the number of accidents per 10.000 flight hours (FH)? What are the causes of these accidents? This research focused on the question “Which are the causes of accidents with aircraft loss, and to which extent has the prevention of accidents within the PtAF been effective, in absolute terms and when compared with other reference operators?” The field of observation included the PtAF and the Spanish, Belgian and Swiss Air Forces. The period analyzed was of 30 years, in the case of PtAF, and 20 years, for the other Air Forces. In this research, it was concluded that, although in the occurrences (incidents and accidents) in PtAF, the human factor has a weight of 41%, in the accidents with loss of aircraft, the human factors had a weight of 60%. These last causes have been effectively tackled, resulting in the decrease, during the last 30 years, of the number of accidents with aircraft loss, per 10.000 flight hours, being PtAF, at the same level of that of the other European Air Forces, namely those from Spain and Belgium (and better than Switzerland’s).

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Acidentes com aeronaves Segurança de voo Prevenção de acidentes Perda de aeronave Aircraft accidents Flight safety Accident prevention Aircraft loss

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IUM

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