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Advisor(s)
Abstract(s)
Mais de metade da população mundial vive em áreas urbanas e é expectável que, até
2050, 70% dos cidadãos vivam em áreas urbanas. O constante crescimento
populacional levanta novas questões sociais, económicas e ambientais cada vez mais
desafiantes. As cidades são as principais responsáveis pelo consumo de energia e
pelas emissões de dióxido de carbono, causadas, por exemplo, pela poluição e pelo
aumento da produção de resíduos. Para conseguir responder a estes desafios, as
Nações Unidas, através da Agenda 2030, dedica um dos ODS às cidades: o objetivo
11 designado de cidades e comunidades sustentáveis. Uma das principais temáticas
abordadas no âmbito das cidades sustentáveis são os resíduos e um dos objetivos até
2030 é a redução do impacte ambiental per capita das cidades com especial atenção
para a gestão dos resíduos. Nas cidades, a gestão de resíduos engloba os resíduos
urbanos e os industriais, existindo diferenças na sua gestão. Por forma a
contribuírem para a sustentabilidades das cidades, é do interesse das indústrias
reduzir a quantidade de resíduos produzidos no decurso da sua atividade. Em
Portugal, em 2020, a indústria transformadora produziu cerca de 2,9 milhões de
toneladas, sendo que o setor da fabricação de pasta de papel representou 9% do
total. Parte dos resíduos provenientes desse setor são reaproveitados no processo
produtivo, no entanto, os resíduos inorgânicos do processo de recuperação de
químicos (grits e dregs) são, atualmente, encaminhados para aterro, dada a
complexidade da sua composição. As restrições impostas pela União Europeia, para
a redução gradual da deposição de resíduos em aterro, vem obrigar as indústrias a
procurar novas soluções para valorização ou reutilização desses resíduos.
A realização deste trabalho tem como objetivo perceber se a incorporação de grits,
um resíduo resultante da etapa de caustificação na produção de pasta e papel, em
misturas betuminosas para pavimentação rodoviária impacta negativamente o seu
desempenho ambiental. Para a realização do estudo, além da mistura betuminosa de
referência AC 14 surf 35/50, foram formuladas lajes de pavimento com 5% e 10%
de grits. Para avaliar o desempenho ambiental dos pavimentos, foram feitos ensaios
de percolação de água através da laje e de escoamento superficial com vista à
verificação de possíveis impactes ambientais através da análise ao teor de
contaminantes presentes nas águas lixiviadas. A análise foi realizada em laboratório
externo acreditado. Após uma extensa revisão bibliográfica efetuada sobre as
possíveis aplicações de grits em serviços, materiais de construção ou outros, dando
especial ênfase aos pavimentos rodoviários, verifica-se que vários autores reportam
que o impacte dos grits na qualidade dos lixiviados é insignificante e não excede os
valores-limite estipulados pela legislação. Adicionalmente, a componente de
carbonato de cálcio presente nos grits confere-lhes a capacidade de remover os metais
pesados através da sua precipitação e adsorção. Os resultados obtidos nas análises
ao lixiviado percolado e escoado pelas lajes demonstram um excelente
comportamento, sendo que a maioria dos contaminantes não atinge o limite de
quantificação e nenhum excede o valor-limite de emissão estabelecido pela legislaçãonacional. No entanto, verifica-se a influência dos grits em alguns componentes,
essencialmente no teor de flúor, carbono orgânico dissolvido e sulfatos.
Sugere-se ainda a realização de estudos mais aprofundados, como, por exemplo,
submeter as lajes com incorporação de grits a condições atmosféricas adversas e a
algum desgaste causado pelo tráfego. Desta forma, será possível perceber se, a longo
prazo, a incorporação de grits impacta negativamente o solo e os cursos de água.
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Keywords
Sustentabilidade Resíduos Economia circular Indústria papeleira Grits Pavimento rodoviário