Repository logo
 
Publication

O uso de adjetivos em posição pré e pós-nominal: avaliação do conhecimento linguístico num 2.º ano

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorPires,, Natália de Jesus Albino, 1970-
dc.contributor.authorMachado, Sandy Malhó
dc.date.accessioned2025-12-15T11:59:04Z
dc.date.available2025-12-15T11:59:04Z
dc.date.issued2025-10
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito de uma investigação-ação realizada durante o Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2023/2024, na disciplina de Português, numa turma de 2.º ano de escolaridade. Este estudo, de natureza qualitativa, teve por base a seguinte questão de investigação: "Como o uso de adjetivos em posição pré e pós-nominal pode refletir o conhecimento linguístico de alunos do 2.º ano?". A intervenção teve como objetivos: i) avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o uso de adjetivos em posição pré e pós-nominal; ii) planear, implementar e avaliar atividades que promovam a compreensão e o uso correto dos adjetivos em diferentes posições; iii) analisar a evolução do conhecimento linguístico dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para a intervenção, foram criadas cinco fichas de exploração, sendo que a primeira, a quarta e a quinta eram iguais, permitindo a análise da evolução dos alunos ao longo do tempo. Através destas fichas, os alunos foram incentivados a refletir e a aplicar os adjetivos em diferentes posições em relação ao substantivo, explorando, assim, aspetos essenciais da sintaxe. Os resultados obtidos indicaram uma melhoria significativa na capacidade dos alunos ao utilizar adjetivos em posições variadas, embora algumas dificuldades iniciais tenham persistido. Conclui-se que a abordagem sistemática ao ensino dos adjetivos em posições pré e pós-nominal contribui para o desenvolvimento do conhecimento linguístico dos alunos.por
dc.description.abstractThis report was drawn up as part of an investigation-action carried out during the Master's Internship in Primary School Teaching and in the Teaching of Mathematics and Natural Sciences in Lower Secondary Education, in the 2023/2024 school year, in the subject of Portuguese, in a 2nd grade class. This qualitative study was based on the following research question: “How can the use of adjectives in pre- and post-nominal positions reflect the linguistic knowledge of 2nd graders?”. The aims of the intervention were: i) to assess students' prior knowledge of the use of adjectives in pre- and post- nominal positions; ii) to plan, implement and evaluate activities that promote understanding and correct use of adjectives in different positions; iii) to analyse the evolution of students' linguistic knowledge throughout the teaching-learning process. For the intervention, five exploration sheets were created, the first, fourth and fifth of which were the same, allowing the students' progress to be analysed over time. Through these sheets, students were encouraged to reflect on and apply adjectives in different positions in relation to the noun, thereby exploring key aspects of syntax. The results showed a significant improvement in the students' ability to use adjectives in varied positions, although some initial difficulties persisted. It is concluded that a systematic approach to teaching adjectives in pre- and post-nominal positions contributes to the development of students' linguistic and syntactic knowledge.eng
dc.identifier.tid204079756
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/60414
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAdjetivo
dc.subjectConhecimento Linguístico
dc.subjectSintaxe
dc.subject1.º CEB
dc.subjectAdjective
dc.subjectLinguistic Knowledge
dc.subjectSyntax
dc.subjectPrimary School Teaching
dc.titleO uso de adjetivos em posição pré e pós-nominal: avaliação do conhecimento linguístico num 2.º anopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SANDY_MACHADO.pdf
Size:
815.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: