Publication
Fazer e aprender: a metodologia de trabalho de projeto e a pesquisa de informação
dc.contributor.advisor | Veiga, Mariana | |
dc.contributor.advisor | Almeida, Fernando | |
dc.contributor.author | Jaime, Ana Catarina Costa | |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T13:59:39Z | |
dc.date.available | 2025-07-24T13:59:39Z | |
dc.date.issued | 2025-07 | |
dc.description.abstract | Este estudo concretizou-se numa escola de Setúbal numa turma do 4.º ano, em função do interesse em se aprofundar o estudo e a prática da Metodologia de Trabalho de Projeto como uma metodologia ativa e como fator de promoção das aprendizagens dos alunos pela sua ação. O trabalho de projeto desenvolvido com os alunos tinha como propósito a aquisição de conhecimentos sobre os Astros, que posteriormente foram expostos num cartaz. Com estes objetivos promoveu-se o desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e organização de informação e de produção textual para a elaboração de um cartaz para divulgação dos resultados do projeto.A metodologia adotada enquadrou-se numa “Investigação sobre a Prática” em que o investigador foi participante, adotando-se um método indutivo e qualitativo para a recolha e análise dos dados. As técnicas de investigação adotadas basearam-se na observação participação, no inquérito por entrevista e na pesquisa documental. Os principais resultados obtidos revelaram que no decurso do projeto os alunos desenvolveram competências de pesquisa, seleção e organização da informação e de produção textual. Concluiu-se que a metodologia do trabalho de projeto promove o desenvolvimento dessas competências, implicando que o professor dê a conhecer as técnicas de recolha e tratamento de informação e as características do género textual trabalhado. A sua prática pelos alunos no desenvolvimento do seu projeto é condição para essas aprendizagens. | por |
dc.description.abstract | This study was carried out in a school in Setúbal in a 4th grade class, due to the interest in deepening the study and practice of the Project Work Methodology as an active methodology and as a factor in promoting student learning through their action. The project work developed with the students aimed to acquire knowledge about the Astronauts, which were later displayed on a poster. With these objectives, the development of research, selection and organization of information and text production skills was promoted for the preparation of a poster to disseminate the results of the project. The methodology adopted was framed in a “Research on Practice” in which the researcher was a participant, adopting an inductive and qualitative method for data collection and analysis. The research techniques applied were based on observation-participation, interview survey and documentary research. The main results obtained revealed that during the course of the project, the students specialized in research, selection and organization of information and text production skills. It is concluded that the project work methodology promotes the development of these skills, implying that the teacher makes known the techniques of collecting and processing information and the characteristics of the type of textual work. Their practice by students in the development of their project is a condition for this learning. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58187 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.title | Fazer e aprender: a metodologia de trabalho de projeto e a pesquisa de informação | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |