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CompetĂȘncias sociais na multideficiĂȘncia

dc.contributor.advisorSantos, Miguel Augusto Meneses da Silva
dc.contributor.authorHenriques, Carla Maria Paula MagalhĂŁes
dc.date.accessioned2016-03-17T14:58:08Z
dc.date.available2016-03-17T14:58:08Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA inclusĂŁo de crianças diferentes nas nossas escolas Ă© um processo que para alĂ©m de educativo e pedagĂłgico, se pretende que seja social e emocional, isto Ă©, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares sĂŁo neste processo um elemento chave para a criação de um ambiente inclusivo de sucesso, que una a parte educativa ao desenvolvimento afetivo e social. Em educação Ă© reconhecida a necessidade de implementar uma pedagogia diferenciada que vĂĄ de encontro Ă s necessidades educativas de cada aluno. A colocação dos alunos com multideficiĂȘncia nas escolas suscita a questĂŁo sobre qual o contexto mais eficaz para o seu ensino. As unidades especializadas sĂŁo o recurso pedagĂłgico especializado da escola destinado a alunos com multideficiĂȘncia e visam a participação ativa destes alunos no seu processo de aprendizagem e a vivĂȘncia de experiĂȘncias de sucesso. É neste contexto que a presente investigação visa a implementação de mĂ©todos e tĂ©cnicas que permitam Ă  criança com multideficiĂȘncia estimular as suas capacidades interativas e desenvolver interaçÔes com os seus pares. Na intervenção recorrer-se-ĂĄ Ă  implementação de um Programa de CompetĂȘncias Sociais, com recurso a tĂ©cnicas mediadas por pares. Assim, neste estudo, no que concerne Ă  metodologia, optĂĄmos por realizar um estudo de caso, privilegiando a vertente qualitativa que teve por objetivo descrever os efeitos dessa implementação. Os dados foram recolhidos atravĂ©s de entrevistas Ă  Directora de Turma, Encarregada de Educação, observação naturalista e reuniĂ”es realizadas com os pares participantes e docentes envolvidos para reflexĂŁo conjunta. Durante a implementação do programa os pares quantificaram as interaçÔes da aluna e descreveram os seus comportamentos. Os resultados apurados permitem-nos concluir que os pares implementaram o Programa de CompetĂȘncias Sociais e que a sua intervenção contribuiu para o desenvolvimento das intençÔes comunicativas e aumento das interaçÔes da aluna com os pares, com progressivo ajuste ao que Ă© socialmente aceitept_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12517
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIntegração Escolarpt_PT
dc.subjectCrianças Deficientespt_PT
dc.subjectPedagogia Diferencialpt_PT
dc.subjectEscolas Inclusivaspt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectRelação Entre Parespt_PT
dc.titleCompetĂȘncias sociais na multideficiĂȘnciapt_PT
dc.title.alternativecontributo dos parespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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