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CompetĂȘncias sociais na multideficiĂȘncia
dc.contributor.advisor | Santos, Miguel Augusto Meneses da Silva | |
dc.contributor.author | Henriques, Carla Maria Paula MagalhĂŁes | |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T14:58:08Z | |
dc.date.available | 2016-03-17T14:58:08Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | A inclusĂŁo de crianças diferentes nas nossas escolas Ă© um processo que para alĂ©m de educativo e pedagĂłgico, se pretende que seja social e emocional, isto Ă©, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares sĂŁo neste processo um elemento chave para a criação de um ambiente inclusivo de sucesso, que una a parte educativa ao desenvolvimento afetivo e social. Em educação Ă© reconhecida a necessidade de implementar uma pedagogia diferenciada que vĂĄ de encontro Ă s necessidades educativas de cada aluno. A colocação dos alunos com multideficiĂȘncia nas escolas suscita a questĂŁo sobre qual o contexto mais eficaz para o seu ensino. As unidades especializadas sĂŁo o recurso pedagĂłgico especializado da escola destinado a alunos com multideficiĂȘncia e visam a participação ativa destes alunos no seu processo de aprendizagem e a vivĂȘncia de experiĂȘncias de sucesso. Ă neste contexto que a presente investigação visa a implementação de mĂ©todos e tĂ©cnicas que permitam Ă criança com multideficiĂȘncia estimular as suas capacidades interativas e desenvolver interaçÔes com os seus pares. Na intervenção recorrer-se-ĂĄ Ă implementação de um Programa de CompetĂȘncias Sociais, com recurso a tĂ©cnicas mediadas por pares. Assim, neste estudo, no que concerne Ă metodologia, optĂĄmos por realizar um estudo de caso, privilegiando a vertente qualitativa que teve por objetivo descrever os efeitos dessa implementação. Os dados foram recolhidos atravĂ©s de entrevistas Ă Directora de Turma, Encarregada de Educação, observação naturalista e reuniĂ”es realizadas com os pares participantes e docentes envolvidos para reflexĂŁo conjunta. Durante a implementação do programa os pares quantificaram as interaçÔes da aluna e descreveram os seus comportamentos. Os resultados apurados permitem-nos concluir que os pares implementaram o Programa de CompetĂȘncias Sociais e que a sua intervenção contribuiu para o desenvolvimento das intençÔes comunicativas e aumento das interaçÔes da aluna com os pares, com progressivo ajuste ao que Ă© socialmente aceite | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12517 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Integração Escolar | pt_PT |
dc.subject | Crianças Deficientes | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia Diferencial | pt_PT |
dc.subject | Escolas Inclusivas | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Relação Entre Pares | pt_PT |
dc.title | CompetĂȘncias sociais na multideficiĂȘncia | pt_PT |
dc.title.alternative | contributo dos pares | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |