Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Observar o brincar no exterior com materiais não estruturados e de fim aberto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RAQUEL_ALEXANDRA_PEREIRA.pdf7.78 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final relata a investigação que foi concretizada durante a prática educativa I supervisionada em contexto de Educação Pré-escolar, para a obtenção de grau Mestre na Escola Superior de Educação de Coimbra, e que evidência as aprendizagens feitas ao longo do percurso académico. Nos dias que correm cada vez mais as crianças são privadas de brincar e explorar o mundo natural bem como o espaço exterior que as envolve, perdendo assim diversas oportunidades para aprendizagens que estes espaços promovem. Esta investigação vem apoiar a importância do contacto com a natureza e com o espaço exterior, para as crianças, evidenciando no fundamento teórico a opinião positiva de diversos autores, em relação a estes espaços. A intervenção levada a cabo teve como objetivo geral defender a exploração do espaço exterior pelas crianças, mas também melhorá-lo acrescentando objetos e materiais que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades. É desta forma, que surgem os materiais não estruturados no espaço exterior. Segundo England (2019) o espaço exterior é um espaço rico e que potencializa a introdução dos materiais não estruturados (peças soltas), visto que já possuí um vasto leque destes materiais e também porque permitem que a criança se desafie quando vai brincar neste espaço. Pois é de referir que estes materiais são uma mais-valia para estimular a curiosidade e a imaginação das crianças. A investigação baseou-se na observação direta através da utilização de vídeos para atingir o objetivo específico desta intervenção, que era perceber o tipo de brincar que emerge da exploração de materiais não estruturados e de fim aberto, no espaço exterior. Esta investigação, bem como todas as experiências vivenciadas ao longo das práticas, fortaleceram e contribuíram para as minhas aprendizagens enquanto futura educadora de infância, onde o espaço exterior, a natureza e os materiais não estruturados assumirão um papel de destaque na minha prática profissional.

Description

Keywords

Brincar Exterior Materiais não Estruturados Observação Tipos de Brincar

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue