Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.78 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final relata a investigação que foi concretizada durante a prática
educativa I supervisionada em contexto de Educação Pré-escolar, para a obtenção de grau
Mestre na Escola Superior de Educação de Coimbra, e que evidência as aprendizagens
feitas ao longo do percurso académico.
Nos dias que correm cada vez mais as crianças são privadas de brincar e explorar o mundo
natural bem como o espaço exterior que as envolve, perdendo assim diversas
oportunidades para aprendizagens que estes espaços promovem. Esta investigação vem
apoiar a importância do contacto com a natureza e com o espaço exterior, para as
crianças, evidenciando no fundamento teórico a opinião positiva de diversos autores, em
relação a estes espaços.
A intervenção levada a cabo teve como objetivo geral defender a exploração do espaço
exterior pelas crianças, mas também melhorá-lo acrescentando objetos e materiais que
vão ao encontro dos seus interesses e necessidades. É desta forma, que surgem os
materiais não estruturados no espaço exterior. Segundo England (2019) o espaço exterior
é um espaço rico e que potencializa a introdução dos materiais não estruturados (peças
soltas), visto que já possuí um vasto leque destes materiais e também porque permitem
que a criança se desafie quando vai brincar neste espaço. Pois é de referir que estes
materiais são uma mais-valia para estimular a curiosidade e a imaginação das crianças.
A investigação baseou-se na observação direta através da utilização de vídeos para atingir
o objetivo específico desta intervenção, que era perceber o tipo de brincar que emerge
da exploração de materiais não estruturados e de fim aberto, no espaço exterior.
Esta investigação, bem como todas as experiências vivenciadas ao longo das práticas,
fortaleceram e contribuíram para as minhas aprendizagens enquanto futura educadora
de infância, onde o espaço exterior, a natureza e os materiais não estruturados assumirão
um papel de destaque na minha prática profissional.
Description
Keywords
Brincar Exterior Materiais não Estruturados Observação Tipos de Brincar