Repository logo
 
Publication

Conceções e práticas das educadoras cooperantes face à disciplina em contextos de creche e jardim de infância

dc.contributor.advisorSouta, Luís
dc.contributor.advisorPinheiro, Augusto
dc.contributor.authorLopes, Andreia Sofia Portela
dc.date.accessioned2016-01-29T15:21:28Z
dc.date.available2016-01-29T15:21:28Z
dc.date.issued2016-01
dc.date.submitted2016-01
dc.description.abstractO presente Relatório do Projeto de Investigação surge no âmbito de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Setúbal e tem como principal objetivo compreender a função das Educadoras Cooperantes na mediação dos conflitos existentes em contextos de Creche e Jardim de Infância. Procurou-se interpretar os modos de intervenção, dos profissionais de educação, na resolução de conflitos, e, ainda, compreender e avaliar a importância atribuída à disciplina na construção do currículo dessas Educadoras Cooperantes. O Relatório do Projeto de Investigação apresenta como metodologias o paradigma interpretativo, sendo orientada por uma investigação qualitativa, baseada na abordagem de investigação-ação que visa interpretar todas as informações recolhidas no âmbito da temática em estudo. Na realização deste relatório foram utilizados dispositivos e procedimentos de recolha de informação, como a observação nos dois contextos de estágio, algumas notas de campo, entrevistas às Educadoras Cooperantes e, por fim, uma análise minuciosa de todos os documentos necessários, como os Projetos Educativos das Instituições, Projetos Pedagógicos das Salas, Projeto Pedagógico do Departamento de Educação Pré-Escolar, do Agrupamento de Escolas do Contexto de Jardim de Infância, notas de campo e as entrevistas realizadas às Educadoras. Depois de analisar todas as informações e documentos foram descritas e interpretadas as conceções e práticas das Educadoras, dando azo às considerações finais sobre diferentes vertentes da investigação, de forma a compreender e avaliar os resultados obtidos. A estrutura do relatório consiste numa síntese crítica e reflexiva, com foco nos dois contextos educativos, tendo em conta as instituições, as salas onde foram realizadas os estágios, as equipas pedagógicas que as constituem e os grupos de crianças. É dado a conhecer os pressupostos teóricos da presente investigação, articulando com experiências vividas em contexto de estágio.pt_PT
dc.description.abstractThis Research Project Report arise at the Master's extent of the Preschool Education of Setúbal College of Education and aims to understand the role of Cooperant Educators in mediating the conflicts into contexts of Nursery and Kindergarten. We sought to interpret the means of intervention, education professionals, conflicts resolution, and also to understand and assess the importance given to the discipline in the construction of the curriculum of these Cooperant Educators. The Research Project Report presents methodologies as the interpretative paradigm, being guided by a qualitative research based on research-action approach that seeks to interpret all information gathered under the thematic study. In achieving this report have been used devices and information gathering procedures, such as observation intership in both contexts, some field notes, interviews with Cooperant Educators, and finally, a thorough analysis of all the necessary documents, just as Educational Projects of the Institutions, Pedagogical Projects of Rooms, Education Program of the Department of Preschool Education, in kindergarten context School Group, field notes and interviews with Educators. After reviewing all the information and documents, have been described and interpreted the conceptions and practices of Educators, which gives rise to the final consideration of various aspects of research in order to understand and evaluate the results. The report's structure is a critical and reflective synthesis, focusing on two educational contexts, taking into consideration the institutions, the rooms where the internships were held, the pedagogical teams that constitute and groups of children. It is given to know the theoretical basis of this research, combining with experiences on internship context.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.identifier.tid201561271
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11124
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDisciplinapt_PT
dc.subjectMediação de conflitos interpessoaispt_PT
dc.subjectOrganização do espaço e do tempo e cooperaçãopt_PT
dc.subjectDisciplineen
dc.subjectInterpersonal conflict mediationen
dc.subjectOrganization of space and time and cooperationen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleConceções e práticas das educadoras cooperantes face à disciplina em contextos de creche e jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório do Projeto de Investigação - Versão Final.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: