Repository logo
 
Publication

Mais do que o livro, a livraria: uma exploração da lealdade à marca nas livrarias independentes em contraste com as suas concorrentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSalomão, Miriam
dc.contributor.authorOliveira, Rita Simão
dc.date.accessioned2024-03-05T09:53:01Z
dc.date.available2024-03-05T09:53:01Z
dc.date.issued2024-02-22
dc.description.abstractAs livrarias independentes, embora historicamente apresentem dificuldades de sobrevivência, possuem uma maior lealdade dos clientes do que grandes cadeias e livrarias online. Este estudo, um dos pioneiros na comparação entre diversos tipos de livrarias, pretendeu compreender como os clientes portugueses dos diferentes tipos de livrarias – independentes, grandes cadeias, e online – se relacionam com a livraria, numa perspetiva da lealdade à marca. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram conduzidas 13 entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se que clientes de livrarias independentes mostram relações cliente-livraria mais fortes, e apresentam tanto lealdade atitudinal como comportamental, enquanto clientes de grandes cadeias e online demonstram apenas lealdade comportamental. Os antecedentes da lealdade divergiram, com destaque das livrarias independentes em diversos fatores, e grandes cadeias e online demonstrando apenas os antecedentes “satisfação” e “valor percebido”. Este estudo contribui para a literatura, proporcionando insights valiosos para vários tipos de livrarias, com recomendações práticas para estratégias adaptadas a cada tipo de livraria.pt_PT
dc.identifier.tid203541944pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50151
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLivrariaspt_PT
dc.subjectLivrarias independentespt_PT
dc.subjectLealdade à marcapt_PT
dc.subjectRelação cliente-livrariapt_PT
dc.subjectAntecedentes da lealdadept_PT
dc.subjectConsumidor de livrospt_PT
dc.titleMais do que o livro, a livraria: uma exploração da lealdade à marca nas livrarias independentes em contraste com as suas concorrentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
rita_oliveira.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: