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Abstract(s)
As livrarias independentes, embora historicamente apresentem dificuldades
de sobrevivência, possuem uma maior lealdade dos clientes do que
grandes cadeias e livrarias online. Este estudo, um dos pioneiros na
comparação entre diversos tipos de livrarias, pretendeu compreender
como os clientes portugueses dos diferentes tipos de livrarias –
independentes, grandes cadeias, e online – se relacionam com a livraria,
numa perspetiva da lealdade à marca. Utilizando uma abordagem
qualitativa, foram conduzidas 13 entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se
que clientes de livrarias independentes mostram relações cliente-livraria
mais fortes, e apresentam tanto lealdade atitudinal como comportamental,
enquanto clientes de grandes cadeias e online demonstram apenas
lealdade comportamental. Os antecedentes da lealdade divergiram, com
destaque das livrarias independentes em diversos fatores, e grandes
cadeias e online demonstrando apenas os antecedentes “satisfação” e
“valor percebido”. Este estudo contribui para a literatura, proporcionando
insights valiosos para vários tipos de livrarias, com recomendações práticas
para estratégias adaptadas a cada tipo de livraria.
Description
Keywords
Livrarias Livrarias independentes Lealdade à marca Relação cliente-livraria Antecedentes da lealdade Consumidor de livros