Publication
Re-imaginar o desenvolvimento profissional contínuo de professores: O projecto 10X10 da Fundação Calouste Gulbenkian
dc.contributor.author | Xavier Gomes, Elisabete | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T16:41:48Z | |
dc.date.available | 2019-02-18T16:41:48Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, propomo-nos contribuir para o alargamento das fronteiras do estudo e do debate em torno do Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) de professores, por via da análise das características e possibilidades trazidas pelo projeto “10x10”do programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian – uma experiência de formação de professores do ensino secundário radicada na construção de parcerias de trabalho pedagógico entre professores e artistas. Como se constatará ao longo do artigo, o projeto de formação em análise questiona os limites da educação e da aprendizagem formal e informal, por via da disrupção proporcionada pelo uso de linguagens não académicas e de contextos não-escolares na construção, experimentação e apresentação de novos gestos pedagógicos. Enquadramos o nosso estudo na análise de concepções de DPC, de sistematizações de objectivos e modalidades da oferta de programas de DPC e em discussões recentes sobre a profissionalidade docente, no sentido de questionar os entendimentos tradicionais do DPC e transgredir os limites entre formal e informal na análise de estratégias de DPC, pluralizando o conceito. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3078 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/27871 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/70 | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal contínuo | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua de professores | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Subjetividade | pt_PT |
dc.title | Re-imaginar o desenvolvimento profissional contínuo de professores: O projecto 10X10 da Fundação Calouste Gulbenkian | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.title | Mediações | pt_PT |
oaire.citation.volume | Vol. 2, n.º 2 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |