Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Re-imaginar o desenvolvimento profissional contínuo de professores: O projecto 10X10 da Fundação Calouste Gulbenkian

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
GoncalvesGomes 2014.pdf272.99 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo, propomo-nos contribuir para o alargamento das fronteiras do estudo e do debate em torno do Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) de professores, por via da análise das características e possibilidades trazidas pelo projeto “10x10”do programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian – uma experiência de formação de professores do ensino secundário radicada na construção de parcerias de trabalho pedagógico entre professores e artistas. Como se constatará ao longo do artigo, o projeto de formação em análise questiona os limites da educação e da aprendizagem formal e informal, por via da disrupção proporcionada pelo uso de linguagens não académicas e de contextos não-escolares na construção, experimentação e apresentação de novos gestos pedagógicos. Enquadramos o nosso estudo na análise de concepções de DPC, de sistematizações de objectivos e modalidades da oferta de programas de DPC e em discussões recentes sobre a profissionalidade docente, no sentido de questionar os entendimentos tradicionais do DPC e transgredir os limites entre formal e informal na análise de estratégias de DPC, pluralizando o conceito.

Description

Keywords

Desenvolvimento pessoal contínuo Formação contínua de professores Conhecimento profissional Subjetividade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal

CC License