Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
272.99 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo, propomo-nos contribuir para o alargamento das fronteiras do estudo e do debate em torno do Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) de professores, por via da análise das características e possibilidades trazidas pelo projeto “10x10”do programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian – uma experiência de formação de professores do ensino secundário radicada na construção de parcerias de trabalho pedagógico entre professores e artistas. Como se constatará ao longo do artigo, o projeto de formação em análise questiona os limites da educação e da aprendizagem formal e informal, por via da disrupção proporcionada pelo uso de linguagens não académicas e de contextos não-escolares na construção, experimentação e apresentação de novos gestos pedagógicos. Enquadramos o nosso estudo na análise de concepções de DPC, de sistematizações de objectivos e modalidades da oferta de programas de DPC e em discussões recentes sobre a profissionalidade docente, no sentido de questionar os entendimentos tradicionais do DPC e transgredir os limites entre formal e informal na análise de estratégias de DPC, pluralizando o conceito.
Description
Keywords
Desenvolvimento pessoal contínuo Formação contínua de professores Conhecimento profissional Subjetividade
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal