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Num mercado marcado pela inovação constante e elevada competitividade, onde a confiança transmitida e a experiência oferecida aos consumidores são fatores determinantes para o valor atribuído às marcas, as demonstrações de produto têm ganho relevância, sendo destacadas como uma estratégia de diferenciação, sobretudo em contextos de produtos de alto envolvimento.
Com recurso a uma abordagem qualitativa, suportada por observações diretas e entrevistas semiestruturadas, foram analisadas, nesta investigação, as perceções, comportamentos e emoções durante e após a participação em demonstrações de produto, tendo como caso de estudo o robô de cozinha Bimby. O estudo concentra-se em três principais dimensões: a confiança e o risco percebido, o processo de decisão de compra e o papel do contexto social na intenção de compra.
Os resultados permitem concluir que estas demonstrações constituem uma experiência significativa, que contribui para a valorização do produto, a redução da incerteza e o reforço da intenção de compra. Verificou-se também que a presença social e respetiva validação são fatores determinantes para a decisão de compra.
Este estudo reforça os contributos teóricos na área do marketing relacional e do comportamento do consumidor, apresentando também implicações práticas para marcas que pretendam adotar estratégias de venda baseadas na experiência direta com o produto.
Description
Keywords
Demonstrações de produto Decisão de compra Produtos de alto envolvimento Marketing relacional Bimby
