Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dispositivos móveis dos profissionais de saúde como vetores de infeção no contexto de cuidados à pessoa em situação crítica: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio de Estágio_Pedro Ferreira.pdf1.11 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório de estágio de natureza profissional tem por finalidade apresentar o trabalho desenvolvido no curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, na Escola Superior de Enfermagem do Porto. O relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular “Estágio de natureza profissional com relatório”, nos seus dois módulos (módulo I: 15 ECTS e Módulo II: 30 ECTS). Seguindo uma metodologia expositiva e de análise critico-reflexiva, procura explanar o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, tendo por base o Regulamento n.º 140/2019 e o Regulamento n.º 429/2018, da Ordem dos Enfermeiros. O estágio de natureza profissional concretizou-se em três contextos clínicos distintos: Serviço de Medicina Intensiva, Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, e Serviço de Urgência. Os contextos de estágio permitiram o desenvolvimento de competências clínicas de assistência à pessoa em situação crítica, submetida a múltiplos procedimentos/dispositivos invasivos e terapêuticas de especial complexidade, logo com maior vulnerabilidade para a infeção associada aos cuidados de saúde. As infeções hospitalares contribuem para o aumento da mortalidade, morbilidade e gastos em saúde, exigindo do enfermeiro especialista competências específicas para maximizar a prevenção e controlo de infeção e de resistência a antimicrobianos, com respostas adequadas e em tempo útil, a fim de melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados de enfermagem. A infeção nos cuidados de saúde foi a temática que serviu de linha orientadora ao processo de desenvolvimento de competências, partindo do projeto elaborado no módulo I, “Dispositivos móveis dos profissionais de saúde como vetores de infeção no contexto de cuidados à pessoa em situação crítica”. A utilização frequente de dispositivos móveis em contexto de cuidados de saúde pode potenciar a transmissão de microrganismos, principalmente se a sua descontaminação for deficitária e se o profissional não proceder à higiene das mãos nos momentos adequados. Tendo em conta a gravidade clínica da pessoa em situação crítica e o risco de infeção a que fica exposta, é imprescindível a implementação de práticas clínicas seguras, sustentadas nas recomendações e evidência científica mais atual. A especificidade dos contextos clínicos, ambientes de elevado risco de transmissão de microrganismos, proporcionou a oportunidade de aplicação de conhecimentos adquiridos durante o curso e o desenvolvimento de competências clínicas especializadas no âmbito da conceção, planeamento, implementação e avaliação de intervenções de enfermagem. Na conceção de cuidados e sistematização da tomada de decisão, recorreu-se à plataforma educacional e4Nursing, criada com base na Ontologia de Enfermagem NursingOntos, aprovada pela Ordem dos Enfermeiros. Neste relatório são caraterizados os contextos clínicos, apresentados dois estudos de caso que exemplificam a conceção de cuidados e explanados os contributos para o desenvolvimento de competências, seguindo uma análise critico-reflexiva.
Nursing in the area of critical care nursing, at the Nursing School of Porto. The report was prepared within the scope of the Curricular Unit “Professional internship with report”, in its two modules (module I: 15 ECTS and Module II: 30 ECTS). Following an expository and critical-reflexive analysis methodology, it seeks to explain the process of developing common and specific skills of a specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the area of critical care nursing, based on Regulation No. 140/2019 and Regulation No. 429/2018, of the Nursing Council. The professional internship took place in three different clinical contexts: Intensive Care Unit, Local Unit of the Infection Prevention and Control and Antimicrobial Resistance Program, and Emergency Service. The internship contexts allowed the development of clinical skills to assist critically ill patients, undergoing to multiple invasive procedures/devices and therapies of particular complexity, therefore with greater vulnerability to infection associated with healthcare. Hospital infections contribute to increased mortality, morbidity and healthcare costs, requiring specialist nurses to have specific skills to maximize the prevention and control of infection and antimicrobial resistance, with appropriate and timely responses, in order to improve safety and the quality of nursing care. Infection in healthcare was the theme that served as a guideline for the skills development process, based on the project developed in module I, “Mobile devices of healthcare professionals as vectors of infection in the context of care for critically ill patients”. The frequent use of mobile devices in the context of healthcare can increase the transmission of microorganisms, especially if their decontamination is poor and if the professional does not perform hand hygiene at the appropriate times. Taking into account the clinical severity of the person in a critical situation and the risk of infection to which they are exposed, it is essential to implement safe clinical practices, supported by the most current recommendations and scientific evidence. The specificity of clinical contexts, environments with a high risk of transmission of microorganisms, provided the opportunity to apply knowledge acquired during the course and develop specialized clinical skills within the scope of designing, planning, implementing and evaluating nursing interventions. In designing care and systematizing decision-making, we used the e4Nursing educational platform, created based on the NursingOntos Nursing Ontology, approved by the Nursing Council. This report characterizes the clinical contexts, presents two case studies that exemplify the design of care and explains the contributions to the development of skills, following a critical-reflective analysis.

Description

Keywords

Pessoa em situação crítica Enfermagem avançada Competências Infeção Dispositivos móveis Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue