Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.44 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O marketing interno tem vindo a ganhar o seu lugar nas organizações, sendo
implementado como estratégia de diferenciação, com o propósito de atrair, motivar e
reter colaboradores, satisfazendo as suas necessidades e envolvendo-os mais com a
empresa, a fim de melhorar a qualidade e produtividade do seu trabalho, e, desse
modo, desenvolver melhores produtos e serviços para o cliente externo.
O bem-estar e felicidade dos colaboradores e o sucesso organizacional estão
interligados. Como tal, o espaço de trabalho deve suportar estes elementos,
principalmente devido ao facto de os colaboradores passarem mais de metade do seu
tempo nele, influenciando o nível de desempenho do seu trabalho e,
consequentemente, o das organizações.
Assim, este estudo pretende prever como serão os escritórios do futuro com foco
na felicidade organizacional e, ainda, desenvolver orientações para que os gestores de
marketing interno, os empregadores e as organizações portuguesas possam utilizar
como recurso ao implementar este tipo de iniciativas nos seus escritórios.
De forma a dar resposta ao objetivo da investigação, foi realizada uma revisão
sistemática da literatura centrada nos elementos que proporcionam bem-estar aos
colaboradores e, posteriormente, foi adotado o método de Delphi (Future Research
Methods), no qual são desenvolvidos dois questionários dirigidos a especialistas das
diversas áreas científicas envolvidas, como a ergonomia, a arquitetura e o marketing.
Emergiram resultados que revelam que o teletrabalho passará a ser uma
tendência, embora os escritórios não deixem de ter a sua importância para as
organizações. Neste sentido, surge o Gestor de Marketing Interno como o profissional
que, além de potenciar o marketing para o cliente externo, consegue ainda olhar para
dentro da organização, cosendo a multidisciplinaridade e implementando nas
organizações o bem-estar do cliente interno, não só fechado no psicológico, mas,
também, no escritório físico através da promoção de um Happy Office.
Description
Keywords
Marketing interno Felicidade organizacional Bem-estar Escritórios Método Delphi