Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio do ensino da prática supervisionada.A Arte do Português e o Português como Arte: A heterogeneidade e a transversalidade

dc.contributor.advisorAraújo, Luísa
dc.contributor.advisorFigueira, Joana
dc.contributor.authorSilva, Paula Alexandra da Silva Carvalho Leão da
dc.date.accessioned2015-06-12T09:27:26Z
dc.date.available2015-06-12T09:27:26Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractMuito se debate sobre a existência de grupos heterogéneos em contexto de sala de aula. Estes grupos, heterogéneos respetivamente às faixas etárias, e consequentemente não só, são um desafio tanto para os Educadores do Pré-Escolar como para os Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Cabe aos docentes gerir e aproveitar os saberes e características das diferentes idades no contexto e levar as crianças a uma maior motivação, a um maior envolvimento em sala de aula, tornando o grupo homogéneo ao nível das motivações para a própria aprendizagem. A linguagem oral e a escrita, como meios supremos de comunicação e de expressão que transversalizam idades, consideram-se promotoras dessa motivação que promove aprendizagens e um vínculo aos saberes e competências deles decorrentes. Neste sentido, o presente relatório relata e reflete as experiências nos contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando-se aspetos considerados fulcrais em cada nível de ensino e outros considerados transversais aos dois contextos. Assim, são focadas especificidades como transversalidade, continuidade educativa, intencionalidade, interdisciplinaridade, ambientação das salas e motivação. Para a construção deste Relatório Final foi imperativa a consulta de teoria que sustentou as opções tomadas durante todo o percurso de estágio nos dois contextos, assim como a construção de variadíssimos instrumentos de observação e de avaliação que permitiram uma maior perceção e apropriação da realidade dos contextos numa perspetiva global, permitindo várias reflexões sobre a prática construída.por
dc.description.abstractMuch has been debated about the existence of heterogenical groups in classroom context. In these groups, heterogenous respectfully to the age, and therefore not only, are challenging both to the Preschool teachers, as well for 1st cycle of Basic Education teachers. It is up to the teachers to manage and leverage the knowledge and characteristics of different ages in the context and take the children to a higher motivation, a greater involvement in the classroom, making the group homogeneous in terms of the motivation to their own learning. The spoken and written language, as supreme means of communication and expression that cross ages, are considered promoters of that motivation that leads to learning and a link to the knowledge and skills resulting therefrom. In this way, this report describes and reflects the experiences in the context of Preschool and 1st cycle of basic education, evidencing key aspects considered in each grade level and others considered transversal to both levels. This way, specifities as transversatility, educational continuity, intentionality, interdisciplinarity, room environment and motivation. To elaborate this Final Report was imperative to consult theory resulted from the options taken thorough the internship course on both contexts, as well as the construction of numerous different instruments of observation and evaluaton that allowed a greater perception and appropriation of the reality of context in a global perspective, allowing several reflections about the constructed practice.por
dc.identifier.tid201854759
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8908
dc.language.isoporpor
dc.subjectHeterogeneidadepor
dc.subjectIntencionalidade Educativapor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectPortuguêspor
dc.subjectContinuidade Educativapor
dc.subjectAmbientação das salaspor
dc.subjectHeterogeneitypor
dc.subjectEducational Intencionalitypor
dc.subjectTransvesatilitypor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectPortuguesepor
dc.subjectEducational Continuitypor
dc.subjectRoom environmentpor
dc.titleRelatório de estágio do ensino da prática supervisionada.A Arte do Português e o Português como Arte: A heterogeneidade e a transversalidadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Paula final1.pdf
Size:
7.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: