Repository logo
 
Publication

Liderança Servidora e Bem estar dos Trabalhadores: Estudo Comparativo entre Portugal e Angola

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Sílvia
dc.contributor.authorNunes, Carlos Armando Fernando
dc.date.accessioned2020-09-02T11:24:02Z
dc.date.available2020-09-02T11:24:02Z
dc.date.issued2020-07-24
dc.description.abstractO estudo presente visa perceber a liderança nas organizações Portuguesas e Angolanas, de acordo com o modelo de liderança servidora, bem como analisar as relações interpessoais entre líderes e liderado, e identificar o estilo de liderança adotado pelos líderes nestas organizações. Sendo a liderança servidora e bem-estar no trabalho como tópico de estudo com realce de um líder mais ético e servidor, maior autonomia para os liderados, para melhor análise desenvolveu-se uma pesquisa com 192 participantes de diferentes organizações do território Português e Angolano. A metodologia utilizada foi quantitativa, fizemos um inquérito de forma individual, as coletas dos dados foram primarias através de um questionário online aplicado numa plataforma Qualtrics, e analisados a partir do SPSS, mediante a uma análise de dados tivemos a perceção clara e concluímos que uma boa liderança é um processo imprescindível para os desafios atuais das organizações, porque ela proporciona bem-estar dos trabalhadores (engagement), e consequentemente resultados extraordinários para organizações.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aims to perceive leadership in Portuguese and Angolan organizations, in line with the model of servant leadership, as well as to analyze the interpersonal relationships between leaders and followers, and to identify the leadership style adopted by leaders in these organizations. Being servant leadership and well-being at work as a topic of study with emphasis on a more ethical and servant leader, greater autonomy for the followers, for a better analysis a research was developed with 192 participants from different organizations in the Portuguese and Angolan territories. The methodology used was quantitative, we made an individual survey, data collection was primary through an online questionnaire applied on a Qualtrics platform, and analyzed from SPSS, through the data analysis we had a clear perception and concluded that a good leadership is an essential process for the current challenges of organizations, because it provides well-being for workers (engagement), and consequently extraordinary results for organizations.pt_PT
dc.identifier.tid202512231pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33251
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiderança Servidorapt_PT
dc.subjectBem-Estar dos trabalhadorespt_PT
dc.subjectLíder Servopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.titleLiderança Servidora e Bem estar dos Trabalhadores: Estudo Comparativo entre Portugal e Angolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Estratégia Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de M-GEE - Carlos Nunes.pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format