Repository logo
 
Publication

Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolar

dc.contributor.advisorBrito, Rita
dc.contributor.authorPires, Marina
dc.date.accessioned2024-01-31T17:48:43Z
dc.date.available2024-01-31T17:48:43Z
dc.date.issued2023-05-25
dc.date.submitted2023-05-09
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo tem como objetivo proporcionar experiências e aprendizagens significativas, através de jogos, a um grupo de crianças de 4 anos que frequentam a educação pré-escolar. As atividades basearam-se na Aprendizagem através do jogo em educação pré-escolar e foram desenhadas tendo como suporte um referencial teórico. Para além disso, pretende igualmente refletir sobre a minha própria prática. De modo a atingir o objetivo proposto, foram recolhidos dados de forma qualitativa, nomeadamente através de notas de campo e entrevistas, sendo também realizada uma análise de conteúdo aos mesmos. Pretende-se com este trabalho final de mestrado demonstrar como o jogo pode ser um meio para atingir um fim (aprendizagem), sendo uma motivação para o mesmo. Na realização dos jogos proporcionou-se um ambiente de aprendizagem descontraído e divertido às crianças, podendo constatar assim o seu benefício no despertar de interesse e motivação para a realização dos jogos.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to obtain a master's degree in preschool education. This study aims to provide meaningful experiences and learning through play to a group of 4-year-old preschool children. The activities were based on Learning through Play in Preschool Education and were designed with the support of a theoretical framework. In addition, it also intends to reflect on my own practice. In order to achieve the proposed goal, data was collected qualitatively, namely through field notes and interviews, and a content analysis was also performed. This master's final work aims to demonstrate how the game can be a means to an end (learning), being a motivation for it. The games provided a relaxed and fun learning environment for the children, and their benefit in awakening interest and motivation for the realization of the games could be seen.pt_PT
dc.identifier.tid203496795pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49481
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectjogar, brincar, aprendizagem, motivação, lúdico, educação pré-escolarpt_PT
dc.subjectplay, play, learning, motivation, ludic, preschool educationpt_PT
dc.titleAprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Marina Pires.pdf
Size:
2.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: