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Ampliação vocabular a partir do estudo da prefixação e da sufixação num 5.º ano de escolaridade
dc.contributor.advisor | Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- | |
dc.contributor.author | Melo, Ana Maria Dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2025-01-31T10:15:46Z | |
dc.date.available | 2025-01-31T10:15:46Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Aquilo que outrora se mostrava essencial ao ser humano para a prática de uma cidadania plena e para a perceção daquilo que o rodeava era-lhe, seguramente, menos exigente no sentido que a mudança se sentia mais lenta. Atualmente, vivem-se tempos de eterna mudança. Os incessáveis avanços científicos, tecnológicos e culturais, requerem ao ser humano uma atenção redobrada de tudo aquilo que o rodeia assim como uma compreensão plena. Para os futuros cidadãos, os jovens de hoje, é fundamental que o papel das escolas se evidencie diferente pois, para além do saber científico, é necessário aprimorar competências relacionadas aos tempos que vigoram. Assim, torna-se altamente importante capacitar os jovens de competências tecnológicas, visuais e científicas. É ainda necessário estimular o pensamento crítico e o pensamento reflexivo e ativar a capacidade de análise e de questionamento. É ainda necessário criar momentos de descoberta do eu para conseguir perceber mais facilmente o que o rodeia. Neste sentido, acreditamos que a literacia nunca teve um papel tão importante como nos dias atuais. É imperioso formar nas escolas jovens capazes de ler eficaz e eficientemente. Jovens que consigam expressar-se de forma clara articulando a forma de expressão mediante o contexto. Assim, cremos que conhecer e usar conscientemente as regras da língua portuguesa, mais concretamente, no que diz respeito à formação de palavras por derivação, é altamente importante para conseguir chegar ao significado de palavras desconhecidas. Para além da regra é também importante conhecer o significado de afixos pois torna-se mais fácil retirar o significado de palavras desconhecidas. Considerando o exposto, decidimos estudar o campo lexical de alunos que frequentavam o 5.º ano de escolaridade tendo como principal objetivo contribuir para a ampliação lexical desses mesmos alunos. Assim, planificámos duas sessões ligadas à prefixação e sufixação recorrendo à poesia pois acreditamos ser uma forma literária igualmente rica à corrente narrativa ou dramática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203852737 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54098 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Léxico | pt_PT |
dc.subject | Prefixação | pt_PT |
dc.subject | Sufixação | pt_PT |
dc.subject | Poesia | pt_PT |
dc.subject | Capacidade Leitora | pt_PT |
dc.title | Ampliação vocabular a partir do estudo da prefixação e da sufixação num 5.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo de Ensino Básico | pt_PT |