Repository logo
 
Publication

Ampliação vocabular a partir do estudo da prefixação e da sufixação num 5.º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorPires, Natália de Jesus Albino, 1970-
dc.contributor.authorMelo, Ana Maria Dos Santos
dc.date.accessioned2025-01-31T10:15:46Z
dc.date.available2025-01-31T10:15:46Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractAquilo que outrora se mostrava essencial ao ser humano para a prática de uma cidadania plena e para a perceção daquilo que o rodeava era-lhe, seguramente, menos exigente no sentido que a mudança se sentia mais lenta. Atualmente, vivem-se tempos de eterna mudança. Os incessáveis avanços científicos, tecnológicos e culturais, requerem ao ser humano uma atenção redobrada de tudo aquilo que o rodeia assim como uma compreensão plena. Para os futuros cidadãos, os jovens de hoje, é fundamental que o papel das escolas se evidencie diferente pois, para além do saber científico, é necessário aprimorar competências relacionadas aos tempos que vigoram. Assim, torna-se altamente importante capacitar os jovens de competências tecnológicas, visuais e científicas. É ainda necessário estimular o pensamento crítico e o pensamento reflexivo e ativar a capacidade de análise e de questionamento. É ainda necessário criar momentos de descoberta do eu para conseguir perceber mais facilmente o que o rodeia. Neste sentido, acreditamos que a literacia nunca teve um papel tão importante como nos dias atuais. É imperioso formar nas escolas jovens capazes de ler eficaz e eficientemente. Jovens que consigam expressar-se de forma clara articulando a forma de expressão mediante o contexto. Assim, cremos que conhecer e usar conscientemente as regras da língua portuguesa, mais concretamente, no que diz respeito à formação de palavras por derivação, é altamente importante para conseguir chegar ao significado de palavras desconhecidas. Para além da regra é também importante conhecer o significado de afixos pois torna-se mais fácil retirar o significado de palavras desconhecidas. Considerando o exposto, decidimos estudar o campo lexical de alunos que frequentavam o 5.º ano de escolaridade tendo como principal objetivo contribuir para a ampliação lexical desses mesmos alunos. Assim, planificámos duas sessões ligadas à prefixação e sufixação recorrendo à poesia pois acreditamos ser uma forma literária igualmente rica à corrente narrativa ou dramática.pt_PT
dc.identifier.tid203852737pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54098
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLéxicopt_PT
dc.subjectPrefixaçãopt_PT
dc.subjectSufixaçãopt_PT
dc.subjectPoesiapt_PT
dc.subjectCapacidade Leitorapt_PT
dc.titleAmpliação vocabular a partir do estudo da prefixação e da sufixação num 5.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo de Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_MELO.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: