Publication
SUPORTE SOCIAL, AUTOEFICÁCIA E FORÇAS DE CARÁTER COMO INDICADORES DE SAÚDE MENTAL POSITIVA EM PROFESSORES
dc.contributor.author | Brito Lopes, Maali | |
dc.contributor.author | Oliveira, Leonardo De Barros | |
dc.date.accessioned | 2023-12-31T12:36:54Z | |
dc.date.available | 2023-12-31T12:36:54Z | |
dc.date.issued | 2023-12-31 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo verificar o potencial explicativo de variáveis positivas como indicadores de saúde mental no trabalho de 270 professores brasileiros. Foram utilizados um questionário demográfico, Escala de Forças de caráter, Escala de Satisfação com o Suporte Social, Escala de Autoeficácia no Trabalho e o Burnout Assessment Tool. Os resultados indicaram bons níveis de suporte social e autoeficácia docente. As principais forças de caráter pontuadas pelos professores foram: imparcialidade, gratidão, bondade, perseverança e amor ao aprendizado. Os resultados também apontam diferenças entre os grupos de dados sociodemográficos. As correlações corroboram com estudos anteriores nas quais foram encontradas associações positivas entre autoeficácia e forças de caráter e correlações negativas significativas entre essas variáveis e os fatores de burnout. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lopes, M. & Barros, L. (2023) | pt_PT |
dc.identifier.doi | http//doi.org/10.58086/18wv-hn59 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48618 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPGAYA | pt_PT |
dc.subject | professores, psciologia positiva, burnout | pt_PT |
dc.title | SUPORTE SOCIAL, AUTOEFICÁCIA E FORÇAS DE CARÁTER COMO INDICADORES DE SAÚDE MENTAL POSITIVA EM PROFESSORES | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Vila Nova de Gaia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 26 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 5 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | pt_PT |
oaire.citation.volume | 27 | pt_PT |
person.familyName | Brito Lopes | |
person.familyName | de Barros Oliveira | |
person.givenName | Maali | |
person.givenName | Leonardo | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7190-5964 | |
person.identifier.orcid | 0009-0009-5612-556X | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b546a0a1-40e6-4503-a502-144933a0c825 | |
relation.isAuthorOfPublication | 560d5cf6-a31c-4e9a-b0dc-08cbab4aac03 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b546a0a1-40e6-4503-a502-144933a0c825 |