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Marketing alimentar: a influĂȘncia da embalagem nas escolhas alimentares do consumidor infantil

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Economia e GestĂŁopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorLima, Ângela
dc.date.accessioned2015-12-02T12:04:35Z
dc.date.available2015-12-02T12:04:35Z
dc.date.issued2015-09-18
dc.description.abstractA temĂĄtica do Marketing Alimentar, direcionado ao consumidor infantil, tem-se assumido como um tema bastante vasto e complexo. Sendo a indĂșstria alimentar caracterizada pelo uso das mais variadas tĂ©cnicas de marketing direcionadas essencialmente ao consumidor infantil, sĂŁo ainda poucos os estudos que identificam, de forma assertiva, o objetivo primacial desta investigação: a influĂȘncia da embalagem nas escolhas alimentares destes “pequenos consumidores”. Desta forma, a presente investigação pretende estudar o impacto da embalagem no consumo alimentar infantil. A revisĂŁo de literatura inicia‐se com a descrição da evolução, e do estado atual do Marketing Alimentar, seguido da descrição e desenvolvimento da criança como consumidora. ApĂłs a abordagem teĂłrica, pretendeu‐se responder aos objetivos propostos, atravĂ©s de uma metodologia qualitativa, exploratĂłria e apoiada no mĂ©todo grounded theory, atravĂ©s da tĂ©cnica focus group. Como tal, foram efetuados quatro focus groups com 24 crianças entre os 5 e 9 anos de idade, de forma a entender a diferença do impacto da embalagem entre crianças alfabetizadas e nĂŁo alfabetizadas. Os resultados obtidos permitiram perceber que as crianças efetuam os pedidos aos pais de forma consciente, sabendo o que podem pedir e quando, excepto se os produtos estiverem associados Ă s suas personagens ou herĂłis preferidos. AlĂ©m disso, as crianças tĂȘm, desde cedo, uma opiniĂŁo formada sobre os produtos existentes no mercado, mesmo que nĂŁo conheçam o seu sabor. No entanto, quando os produtos sĂŁo desconhecidos, quer no aspecto, quer no palato, as crianças alfabetizadas usufruem da informação da embalagem, gerando resposta imediata sobre se o querem ou nĂŁo provar ou adquirir, enquanto que as crianças que nĂŁo sabem ler poderĂŁo dar oportunidade ao produto, dependendo apenas do aspeto visual da embalagem.pt_PT
dc.identifier.tid201135752
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10324
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing alimentarpt_PT
dc.subjectConsumidor infantilpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectEmbalagempt_PT
dc.titleMarketing alimentar: a influĂȘncia da embalagem nas escolhas alimentares do consumidor infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em GestĂŁo de Marketingpt_PT

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