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Por uma sala de emergência funcional

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A aplicação da metodologia de projeto durante o Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Saúde, foi marcada pelo projeto de intervenção em serviço “Por uma Sala de Emergência Funcional” e pelo projeto de aprendizagem de competências/clínica “Pneumonia Associada aos Cuidados de Saúde na Pessoa com Ventilação Mecânica Invasiva”. A Sala de Emergência (SE) pela sua relevância na malha hospitalar foi uma das áreas em destaque nas recomendações para a organização dos cuidados urgentes e emergentes que preconizam a regulamentação, da organização e funcionamento, das SE nos serviços de urgência, a partir das condições existentes em cada hospital (Grupo de Trabalho Urgências, 2006). A aplicação do método 5 “Ss” enquanto ferramenta de gestão de qualidade subsidiou a reorganização da SE do Serviço de Urgência (SU) de um hospital da região sul contribuindo para a sua melhoria funcional. Pela sua especificidade, enquanto área funcional de eleição na abordagem à pessoa em situação crítica, a sua reorganização foi efetuada considerando a sequência de atuação preconizada por programas internacionalmente reconhecidos, nomeadamente, o Suporte Avançado de Vida (SAV) e o Trauma Nursing Core Course (TNCC). Estes programas constituem guidelines na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica. A divulgação de guidelines é uma componente fundamental na formação dos profissionais de saúde repercutindo-se na melhoria dos cuidados de saúde (CDC, 2003; Coffin et al, 2008; Matos & Sobral, 2010) nas diferentes áreas de atuação do enfermeiro, não sendo menos importante no controlo de infeção. A Organização Mundial de Saúde reconhece as infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) como uma importante causa de aumento da morbilidade e mortalidade, com repercussões no aumento do consumo de recursos hospitalares e da comunidade (World Health Organization, 2005). A pneumonia associada ao ventilador (PAV) é a IACS mais comum nas unidades de cuidados intensivos (Trouillet, 2012; Joseph,Sistla, Dutta, Badhe & Parija, 2010), o que justificou uma revisão bibliográfica sobre este tema que culminou na Elaboração do poster: “Prevenção da Pneumonia Associada aos Cuidados de Saúde na Pessoa com Suporte Ventilatório Mecânico Invasivo” baseado no “How-to Guide: Prevent Ventilator-Associated Pneumonia” do Institute for Healthcare Improvement que suporta a prevenção da PAV através da implementação dos cinco componentes do “Ventilator bundle” (IHI, 2011).
Abstract: The implementation of the project methodology during the Master's degree in Medical-Surgical Nursing on Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Saúde, led to the intervention project in service "For an Emergency Room Functional" and the project of learning skills / clinical "Pneumonia Linked to Health Care in Persons with Invasive Mechanical Ventilation." Due to its relevance in the hospital field, the Emergency Room was one of the areas highlighted in the recommendations for the organization of urgent and emergent care. The regulation was publically proclaimed for the functioning and organization of the ER in emergency services from the existing conditions in each hospital (Grupo de Trabalho Urgências, 2006). The application of method 5s as a tool for quality management supported the reorganization of the ER of the Emergency Service of a south hospital contributing to the improvement of their functionality. Due to their specificity, while being the functional area of choice in addressing a person in critical condition, the reorganization was carried out taking into considering the sequence of actions recommended by internationally recognized programs, including the Advanced Life Support and Trauma Nursing Core Course. These programs are essential guidelines in providing care to the person in critical condition. The dissemination of guidelines is a critical component in the training of health professionals reflecting on the improvement of health care (CDC, 2003; Coffin et al, 2008; Matos & Sobral, 2010) in different areas, not being less important in controlling infection. The World Health Organization recognizes the health care associated infections (HCAI), as an important cause of increased morbidity and mortality with repercussions in the increased use of hospital and community resources (World Health Organization, 2005). A ventilator-associated pneumonia (VAP) is the more common health care associated infections in the Intensive Care Units (Trouillet, J., 2012; Joseph, N., Sistla, S., Dutta, T., Badhe, A.,Parija, S., 2010), which justified a literature review on this topic that culminated in preparation of the poster: "Prevention of Pneumonia Associated with Health Care in Persons with invasive mechanical ventilation support" based on “How-to Guide: Prevent Ventilator-Associated Pneumonia” of the Institute for Healthcare Improvement which supports the prevention of VAP by implementing the five components of the “Ventilator bundle” (IHI, 2011).

Description

Trabalho de Projeto de Mestrado em Enfermagem

Keywords

Sala de Emergência Método 5Ss Pneumonia Associada ao Ventilador Emergency Room Method 5s Ventilator-Associated Pneumonia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Saúde

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