Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.09 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo deste relatório foi tentar entender como é que o educador pode ser um facilitador da brincadeira.
Sendo a brincadeira um processo essencial entre a criança e o seu mundo, com a elaboração deste trabalho, abordei a importância do brincar para o desenvolvimento desta e observar como é um factor fulcral tanto para o desenvolviemento intelectual, como fisíco e emocial da criança. Também estudei o papel dos educadores no processo de inserção do brincar na vida da criança como o que toda esta acção representa para si.
Neste trabalho estudei a importância da existência do brinquedo e dos
materiais de que este é composto como instrumento da brincadeira. A
diferença entre uma sociedade desenvolvida - Lisboa- e outra em
desenvolvimento – Ilha de moçambique- , adaptado à experiência que vivi em
áfrica em 2010-2011.
Assim, analisando vários autores e a prática da brincadeira pelos
Educadores inquirídos, cheguei à conclusão que a brincadeira é observada
como um instrumento de trabalho para a formação da criança enquanto ser
individual pertencente a uma sociedade.
Com base no estudo através da observação realizada não só ao longo da
minha prática pedagógica como de leituras sobre diversos temas relacionados
com o meu tema de investigação.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Brincar Brincar como estratégia de aprendizagem Educador como facilitador Brinquedos Material lúdico Relação entre pares