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- Qual o papel do educador como facilitador da brincadeiraPublication . Pereira, Mafalda; Aires, AnaO objectivo deste relatório foi tentar entender como é que o educador pode ser um facilitador da brincadeira. Sendo a brincadeira um processo essencial entre a criança e o seu mundo, com a elaboração deste trabalho, abordei a importância do brincar para o desenvolvimento desta e observar como é um factor fulcral tanto para o desenvolviemento intelectual, como fisíco e emocial da criança. Também estudei o papel dos educadores no processo de inserção do brincar na vida da criança como o que toda esta acção representa para si. Neste trabalho estudei a importância da existência do brinquedo e dos materiais de que este é composto como instrumento da brincadeira. A diferença entre uma sociedade desenvolvida - Lisboa- e outra em desenvolvimento – Ilha de moçambique- , adaptado à experiência que vivi em áfrica em 2010-2011. Assim, analisando vários autores e a prática da brincadeira pelos Educadores inquirídos, cheguei à conclusão que a brincadeira é observada como um instrumento de trabalho para a formação da criança enquanto ser individual pertencente a uma sociedade. Com base no estudo através da observação realizada não só ao longo da minha prática pedagógica como de leituras sobre diversos temas relacionados com o meu tema de investigação.
- Contributo para a compreensão da importância da relação entre crianças e animais: Um cão no jardim-de-infânciaPublication . Cerqueira, Maria Reynolds; Castel'Branco, RitaEste trabalho visa dar resposta a um problema com que nos deparamos nos dias de hoje, a falta de contacto que existe entre as crianças que habitam em cidades e animais. Com o passar do tempo, este problema tende a agravar-se e é necessário fazer alguma coisa. No local onde realizei a minha PES, Parque Infantil de Santa Catarina, pude observar que este problema se verifica. Como meio de resposta a este problema presente nesta instituição, o meu trabalho consiste numa proposta de projecto sobre a implementação de um cão na instituição em causa. Para fundamentar aquilo que defendo e que acredito profundamente, ou seja, que a relação entre animais e crianças traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil, refiro diversos autores e estudos que foram realizados.
- Qual a importância de relação família-escola e escola-família, num contexto de Educação Pré-EscolarPublication . Freitas, Elsa; Castel'Branco, RitaA relação entre a família e a escola são a base da estrutura e construção deste relatório. Estas instituições são referidas com grande importância, sendo que promovem equilíbrio, afeto e segurança às crianças. Nesta investigação é possível perceber os conceitos familiares e a sua estrutura na sociedade atual, bem como a importância da interação que deverá existir entre a família e a escola, os condicionamentos que podem interferir nesta relação, e ainda de que maneira se pode promover esta relação e o que esta pode beneficiar às crianças. Verificando que esta relação não está suficientemente “ativa” na vida destas instituições, fez parte deste estudo questionar as educadoras da instituição onde realizo a minha prática pedagógica sobre a relação estabelecida entre a família e a escola neste estabelecimento. Concluí neste estudo, que a instituição/direção nem sempre está suficientemente preparada para receber os pais em sala. No entanto, a presença deles é um papel fundamental, podendo fazer de intervenientes. Provavelmente, os pais também não tem força para assumir o papel ativo em participar nas atividades dos seus educandos, o que por vezes é essencial.
- De que forma as regras e os limites podem promover o autocontrolo das crianças de 3 e 4 anosPublication . Ogando, Maria Teresa; Garcia, MariaEste relatório analisa a importância das regras e limites como forma de promoção do autocontrolo das crianças de 3 e 4 anos. A investigação foi realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada com crianças de 3 e 4 anos, na Sala ArcoÍris, no Centro de Acolhimento Vítor Manuel. As notas de campo foram realizadas através de observação direta, seguindo esta investigação a metodologia qualitativa, procedendo-se posteriormente à análise dos dados e à sua interpretação. Partindo do referencial teórico tomamos conhecimento, através da consulta de vários autores, dos conceitos e perspetivas que esta problemática nos sugere. Ao fazer a análise das notas de campo posso concluir que de facto as regras e os limites são estruturantes para o autocontrolo das crianças destas idades, sem contudo esquecer que ainda se encontram numa fase de desenvolvimento em que necessitam, permanentemente, de colocar à prova o amor que os adultos possam sentir por eles.