Publication
A influĂȘncia das artes visuais na criatividade da criança
| dc.contributor.advisor | Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962- | |
| dc.contributor.author | Carvalho, Ana Rita Pombo Alves | |
| dc.date.accessioned | 2023-10-24T09:12:10Z | |
| dc.date.available | 2023-10-24T09:12:10Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.description.abstract | O presente relatĂłrio insere-se no Ăąmbito da conclusĂŁo da formação como educadora/professora, no Ăąmbito do Mestrado em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. Tem como propĂłsito demonstrar a influĂȘncia das Artes Visuais na criatividade da criança, partindo da questĂŁo âDe que forma as Artes Visuais influenciam a criatividade da criança?â, questĂŁo que na sua essĂȘncia incorpora tambĂ©m um dos objetivos deste trabalho, sendo que devem ser considerados tambĂ©m os seguintes: planear e implementar um conjunto de propostas relacionadas com as Artes Visuais, promovendo a criatividade; observar e compreender o impacto das atividades na aprendizagem das crianças. Baseia-se na fundamentação de conhecimentos cientĂficos, pedagĂłgicos e didĂĄticos e culmina numa intervenção em contexto prĂ©-escolar, que pretende provar a existĂȘncia de uma relação entre criatividade e Artes Visuais. Para o efeito, partiu-se da exploração do livro âNĂŁo Ă Uma Caixaâ, de Antoinette Portis, seguida de construçÔes com caixas de cartĂŁo, de modo a materializar-se uma nova versĂŁo do livro com os produtos finais. Neste documento, evidenciam-se tambĂ©m as potencialidades da utilização das Artes Visuais no ensino/educação. Assim, promovendo um espĂrito crĂtico e exploratĂłrio, ao longo das sessĂ”es, adquiriram-se aprendizagens e competĂȘncias para o desenvolvimento pessoal e profissional, tanto das crianças como dos docentes implicados. Como conclusĂŁo, cada uma das crianças envolvidas desempenhou um papel ativo na construção do seu prĂłprio conhecimento, promovendo o seu desenvolvimento de forma significativa, em contacto com o meio envolvente. Dos resultados obtidos verifica-se que as Artes Visuais sĂŁo valorizadas fundamentalmente em contexto prĂ©-escolar e relegadas para segundo plano nalguns contextos do 1Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, ainda que sendo fundamental para estimular diferentes competĂȘncias nos alunos. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203371682 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47442 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Artes Visuais | pt_PT |
| dc.subject | Criatividade | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino BĂĄsico 1Âș Ciclo | pt_PT |
| dc.title | A influĂȘncia das artes visuais na criatividade da criança | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico | pt_PT |
