Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influĂȘncia das artes visuais na criatividade da criança

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_CARVALHO.pdf3.74 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatĂłrio insere-se no Ăąmbito da conclusĂŁo da formação como educadora/professora, no Ăąmbito do Mestrado em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. Tem como propĂłsito demonstrar a influĂȘncia das Artes Visuais na criatividade da criança, partindo da questĂŁo “De que forma as Artes Visuais influenciam a criatividade da criança?”, questĂŁo que na sua essĂȘncia incorpora tambĂ©m um dos objetivos deste trabalho, sendo que devem ser considerados tambĂ©m os seguintes: planear e implementar um conjunto de propostas relacionadas com as Artes Visuais, promovendo a criatividade; observar e compreender o impacto das atividades na aprendizagem das crianças. Baseia-se na fundamentação de conhecimentos cientĂ­ficos, pedagĂłgicos e didĂĄticos e culmina numa intervenção em contexto prĂ©-escolar, que pretende provar a existĂȘncia de uma relação entre criatividade e Artes Visuais. Para o efeito, partiu-se da exploração do livro “NĂŁo É Uma Caixa”, de Antoinette Portis, seguida de construçÔes com caixas de cartĂŁo, de modo a materializar-se uma nova versĂŁo do livro com os produtos finais. Neste documento, evidenciam-se tambĂ©m as potencialidades da utilização das Artes Visuais no ensino/educação. Assim, promovendo um espĂ­rito crĂ­tico e exploratĂłrio, ao longo das sessĂ”es, adquiriram-se aprendizagens e competĂȘncias para o desenvolvimento pessoal e profissional, tanto das crianças como dos docentes implicados. Como conclusĂŁo, cada uma das crianças envolvidas desempenhou um papel ativo na construção do seu prĂłprio conhecimento, promovendo o seu desenvolvimento de forma significativa, em contacto com o meio envolvente. Dos resultados obtidos verifica-se que as Artes Visuais sĂŁo valorizadas fundamentalmente em contexto prĂ©-escolar e relegadas para segundo plano nalguns contextos do 1Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, ainda que sendo fundamental para estimular diferentes competĂȘncias nos alunos.

Description

Keywords

Educação Artes Visuais Criatividade Educação PrĂ©-Escolar Ensino BĂĄsico 1Âș Ciclo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue