Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Inter-professional education: Real time/real life learningPublication . Soares, Célia Cristina Casaca; Argüello, Patricia; Bonança, Íris; Cerqueira, Andreia; Colaço, Gabriela; Gomes da Silva, Madalena; Gronita, Joaquim; Marques, António Manuel
- Ouvindo os idosos: resultados de uma rede de excelência entre a escola e a comunidadePublication . Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves; Argüello, Patricia; Bonança, Íris; Gronita, Joaquim; Gomes da Silva, Madalena; Soares, Célia Cristina Casaca
- O impacto da deficiência na dinâmica familiarPublication . Gronita, JoaquimA tomada de conhecimento de um problema de saúde grave e/ ou do diagnóstico de uma deficiência de um dos membros da família, confronta-a com uma crise acidental, causadora de elevado nível de stresse e com forte impacto na dinâmica da família. Em cada sistema familiar, nas suas diferenciadas dinâmicas, desenvolvem-se estratégias coletivas e individuais para lidar com a situação. Os membros da família poderão sentir maior ou menor suporte intrafamiliar e nem sempre as estratégias adotadas, individuais ou coletivas, são caraterizadas por uma elevada eficácia. Assim, o modo como a família, e cada um dos seus membros, lidam com a situação, não se restringe às caraterísticas dos acontecimentos e da problemática da pessoa com deficiência, decorrendo também das caraterísticas individuais dos membros e do funcionamento global de cada família. Nem sempre se encontram desenvolvidas competências cognitivas e/ou emocionais para lidar com uma situação tão adversa. Há que as desenvolver.