Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- A divulgação de informação nos websites: estudo comparativo das IPSS dos concelhos de Beja e de SetúbalPublication . Pereira, Fernanda; Carreira, Francisco José Alegria; Pardal, Pedro; Alexandre, PauloA economia do terceiro setor apresenta hoje um peso significativo no PIB nacional, o que por si só justifica um olhar atento sobre a divulgação da sua informação. Acontecimentos recentes e a crescente exigência da sociedade no que respeita à accountability tem feito com que este setor esteja sob forte escrutínio (Pardal et al, 2019). O caso de estudo que aqui apresentamos constitui a aplicação de índice construído às Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Beja. Este mesmo índice foi desenvolvido por Pedro et al (2019), mas aplicado às IPSS do concelho de Setúbal, pelo que iremos em capítulo próprio comparar os resultados obtidos para cada um dos concelhos e analisar as respetivas diferenças. No que se refere ao concelho de Setúbal foram avaliadas 47 IPSS, das quais 35 divulgam informação financeira. Comparativamente no concelho de Beja temos um conjunto de 22 IPSS avaliadas, das quais 19 divulgam informação financeira. A dimensão dos números em análise está intimamente ligada à densidade populacional (503,8 em Setúbal e 29,4 em Beja no ano de 2018)1 , ao PIB per capita (25821,7 Setúbal e 18446,6 para Beja)2 e claro ao envelhecimento da população em cada um dos cada um dos concelhos.
- O grau de divulgação de informação nos websites das IPSSPublication . Pardal, Pedro; Carreira, Francisco José Alegria; Alexandre, PauloO terceiro setor, onde se enquadram as IPSS, tem vindo nas últimas décadas a crescer em dimensão e peso na economia portuguesa. A accountability destas entidades, tem estado sob forte escrutínio da sociedade onde se inserem e vão para além das obrigações legais. Esta investigação, ainda que exploratória e de âmbito limitado - apenas as IPSS do concelho de Setúbal - tem como objetivo analisar como as IPSS utilizam a internet para se darem a conhecer e divulgar informação. Deste modo, propomos um índice para avaliar o nível da informação prestada através dos websites dessas Instituições, o que nos permitiu constatar que existem um grande espaço de progressão na divulgação de informação financeira e não financeira (em cinco perspetivas: institucional, atividades ou projetos, prestação de contas, navegabilidade e acessibilidade), de modo a alcançarem no global, uma posição razoável de transparência na difusão da informação perante todos os stakeholders.