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  • Categorização CIF de instrumentos de medida e intervenções utilizados na Fisioterapia em sujeitos com AVC
    Publication . Almeida, Patrícia; Pereira, Carla; Santos, Hugo; Martins, Anabela; Vital, Emanuel; Noronha, Teresinha; Costa, Rui; Jacobsohn, Lia; Castro-Caldas, Alexandre
    De forma a melhor programar e obter resultados em investigação e planos de intervenção clínicos, no contexto da Fisioterapia, é necessária uma relação clara entre tipologias de intervenção, problemas a resolver, resultados esperados e instrumentos de avaliação aplicados. A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) e os Core Sets já desenvolvidos são uma estrutura que facilita esta relação e organização. A aplicação das regras de correspondência entre as categorias da CIF, as intervenções e os instrumentos de medida poderão ser a forma facilitadora para este processo. O objetivo deste estudo é propor a categorização dos instrumentos de medida e intervenções da Fisioterapia, no contexto da reabilitação de sujeitos com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Quarenta e três intervenções e 65 instrumentos de medida foram categorizados em 43 categorias e códigos relacionados com o movimento, pertencentes ao Core Set para AVC, de acordo com as regras de correspondência. Foi feita uma proposta inicial de categorização e a sua validação foi feita por sete Fisioterapeutas peritos no uso da CIF e em neurologia, através do método de Delphi modificado. Os resultados demonstram que os instrumentos de medida foram categorizados num total de 243 categorias de 2.º nível da CIF: “funções” – 86; “estruturas” – 11; “atividade” – 125, e “participação” – 20. As intervenções foram categorizadas num total de 223 categorias de 2.º nível da CIF: “funções” – 97; “estruturas” – 18; “atividade” – 106, e “participação” – 2. Conclui-se que é consensual, para este painel de peritos, que são os construtos das “funções do corpo” e “atividades” que melhor expressam a caracterização dos instrumentos de medida e as intervenções realizadas no contexto da Fisioterapia a sujeitos que sofreram AVC. Esta categorização deve ser validada ao nível internacional.
  • Diagnóstico diferencial em fisioterapia para o acesso direto: scoping review
    Publication . Martins, Maria Elisabete; Santos, Hugo; Simões, Teresa; Santos, Sofia; Silva, Ana Catarina; Castro, Inês
    Introdução: O Acesso Direto (AD) à Fisioterapia é um caminho recente e promissor para a prestação de cuidados de saúde, o que pressupõe a existência de uma relação de proximidade entre os profissionais de saúde, de forma a permitir uma referenciação bidirecional dos utentes. Objetivo: Realizar um levantamento da literatura existente sobre instrumentos, procedimentos ou estratégias de recolha de dados usados na triagem para o AD, o diagnóstico diferencial ou a referenciação em Fisioterapia, através de uma scoping review. Metodologia: Foram utilizadas 6 bases de dados (PubMed, CENTRAL, Cochrane, PEDro, EBSCO e Web of Science), onde se submeteu a expressão de pesquisa, tendo os artigos obtidos, sido sujeitos a um processo de seleção, constituído por 3 fases: 1) leitura dos títulos e resumos; 2) leitura dos textos integrais e, por último; 3) extração de dados. Resultados: Dos 456 artigos iniciais, foram incluídos 56, que cumpriam os critérios de inclusão, tendo sido a maioria publicados nos últimos dez anos (n=45). As metodologias mais utilizadas foram as revisões narrativas (n=17), os estudos de caso (n=11), os estudos metodológicos (n=10) e as guidelines (n=9). A área de intervenção que mais se destacou pelo número de publicações, foi a músculo-esquelética (n=32), sendo a dor lombar a condição clínica mais investigada (n=11). Relativamente às estratégias/procedimentos utilizados na triagem, a verificação da presença de sinais de alerta (n=23) e a aplicação de questionários (n=21), foram as mais referenciadas, com destaque para o instrumento Optimal Screening for Prediction of Referral and Outcome (OSPRO) (n=5). Conclusão: O presente estudo permitiu uma maior compreensão sobre os procedimentos/estratégias utilizadas na triagem de diferentes condições clínicas e em diferentes áreas de intervenção do Fisioterapeuta. Estabeleceu-se ainda uma compilação de vários instrumentos utilizados pelos Fisioterapeutas na triagem e no diagnóstico diferencial dos utentes. De forma a possibilitar uma prática clínica informada pela evidência que reforce as competências do Fisioterapeuta, como profissional autónomo e de primeiro contato, sugere-se a realização de futuras investigações que possibilitem a criação de linhas orientadoras sobre os instrumentos de triagem a utilizar, nas diferentes áreas de intervenção e para as diferentes condições clínicas.
  • Estratégias educativas para facilitar o conhecimento e a reflexão dos alunos sobre a intervenção do Fisioterapeuta no contexto da COVID-19
    Publication . Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Barreto, Guilherme; Lopes, António M F; Baleia, Isabel; Rosado, Maria Da Lapa; Martins, Maria Elisabete; Esteves, José Manuel; Araújo, Paulo
    Introdução e Objetivos: No contexto de pandemia COVID-19 a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) interrompeu todas as atividades letivas presenciais e atividades clínicas, surgindo a necessidade de transferir as atividades letivas para o formato online (síncrono e assíncrono) e de promover nos alunos novos conhecimentos, competências e atitudes. Material e Métodos: Para atingir esse objetivo foi criado uma atividade online com a duração de 3 semanas integrada nas unidades curriculares clínicas, envolvendo 220 alunos de Fisioterapia dos 4 anos curriculares, docentes do Departamento e oradores convidados. Essa atividade inclui a criação e disponibilização para consulta pelos alunos de um repositório atualizado de informação relacionada com a pandemia. Integrado na atividade foi solicitado a realização pelos alunos, de acordo com o ano lectivo, da totalidade ou de apenas alguns dos módulos, do Curso Coronavirus Disease Programme desenvolvido pela Physioplus. Para suportar toda a atividade foram ainda dinamizadas várias sessões online, onde, com a participação de convidados foi discutido a temática e o seu impacto nos vários contextos da Fisioterapia. Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos dos 4 anos foi utilizado um questionário online com várias dimensões (34 questões), onde se obteve uma taxa de resposta de 96% (n= 211) distribuído equilibradamente pelos vários anos letivos. Relativamente às respostas, 78,7 % consideraram que atividade no geral era clara e estava bem estruturada tendo sido atingidos os objetivos gerais da atividade (79,6%), 83,4% consideraram ainda que foi globalmente uma experiência positiva e reforçando ainda a importância da realização deste tipo de atividades (76,3%). Conclusões: Face à necessidade de aumentar a literacia relativamente ao contexto pandémico e nos adaptarmos enquanto profissão às novas necessidades da sociedade, é importante que os educadores em Fisioterapia, criem e implementem atividades que facilitem o desenvolvimento nos alunos de competências que lhes permitam desempenhar um papel proativo nos esforços globais e locais para reduzir o impacto dos efeitos sociais dessa pandemia.