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  • Die wirkungen des funktionellen sprunggelenk-tapes auf die propriozeption
    Publication . Cabri, Jan; Esteves, José Manuel; Sousa, João Paulo; Oliveira, Raul; Donaghy, Marie
  • Contributo para a adaptação e validação do instrumento de medida, Foot And Ankle Outcome Score (FAOS), para a realidade Portuguesa
    Publication . Domingues, Filipe; Esteves, José Manuel; Pereira, José Pascoalinho
    Introdução: Sendo as lesões do complexo articular pé e tíbio-társica das mais comuns na sociedade, torna-se necessária a existência de um instrumento de medida adaptado e validado que permita avaliar a funcionalidade do pé e tíbio-társica. Objectivo: Contribuir para a validação e adaptação cultural e linguística de um instrumento de medida, a escala de avaliação da funcionalidade da articulação tíbio-társica e pé “Foot and Ankle Outcome Score (FAOS)” desenvolvida por Roos EM, Brandsson S, Karlsson J. (2001). Relevância:Permitir a utilização deste instrumento de medida validado e adaptado à população/realidade Portuguesa. Metodologia: Numa primeira fase procedeu-se à tradução por intermédio de 2 tradutores bilingues, seguido da retroversão por intermédio de 2 tradutores bilingues e posterior aprovação da autora original Ewa Roos da versão consenso Inglesa obtida. Na 2ª fase realizou-se a adaptação cultural através da verificação das características métricas validade de conteúdo pelo painel de peritos, e da fiabilidade intra-observador porteste-reteste através do intraclass correlation (ICC) e da consistência interna através do Alpha de Cronbach (á) numa amostra de 35 utentes. Resultados: Cada sub-escala (sintomas; dor; funcionalidade, vida diária; funcionalidade, desporto e actividades de lazer;qualidade de vida), obteve bons indicadores de fiabilidade intra-observador (ICC = 0,876, 0,828, 0,909, 0,894 e 0,936) e bons indicadores de consistência interna (á = 0,821, 0,909, 0,956, 0,896 e 0,893). Conclusão: A versão final portuguesa da FAOS na amostra utilizada possui bons índices de validade de conteúdo, de fiabilidade intra-observador e de consistência interna.
  • Jahres-Pravalenz bei verletzungen durch kickboxen
    Publication . Cabri, Jan; Esteves, José Manuel; Castro, Rómula
  • Influência da corrente interferencial na dor induzida pelo alongamento dos músculos isquio-tibiais
    Publication . Firmino, Telmo; Esteves, José Manuel
    Introdução: A dor constitui um problema frequentemente abordado pelo Fisioterapeuta no desporto. Objectivo: Investigar os efeitos da aplicação da corrente interferencial (CI), com frequência de batimento (FB) de 100 Hz e corrente portadora de 4000 Hz, na intensidade da dor induzida pelo alongamento dos músculos ísquio-tibiais em sujeitos com retracções deste grupo muscular. Relevância: A revisão de literatura realizada permitiu constatar que não existe evidência suficiente que suporte os efeitos da CI na dor.Este estudo, é um contributo para a utilização da CI, na prática clínica dos fisioterapeutas. Metodologia: A amostra, seleccionada por conveniência, foi constituída por 32 sujeitos com retracções nos ísquio-tibiais e sem história anterior de lesões musculares. O protocolo apresenta uma fase experimental onde se aplica a CI e uma fase de controlo. Os sujeitos foram colocados passivamente em alongamento estático dos ísquio-tibiais até à amplitude de flexão da anca que produzia a dor máxima tolerável. Determinou-se a intensidade da dor utilizando a escala visual análoga. A avaliação da dor nas duas fases do protocolo foi realizada em 6 momentos para cada sujeito. Resultados: Verificou-se uma diminuição estatisticamente significativa da dor com a aplicação da CI comparativamente com todas as restantes observações (p=0,000). Discussão: Os resultados estão de acordo com a literatura consultada que refere a diminuição da dor utilizando CI com FB de 100Hz. Conclusão: Os resultados permitem sugerir a utilização da CI na dor.
  • O efeito das ligaduras funcionais da articulação tíbio-társica na propriocepção: revisão da literatura
    Publication . Esteves, José Manuel; Melo, Filipe; Oliveira, Raúl; Cabri, Jan
    Introdução: A ligadura funcional na articulação tíbio-társica é utilizada com fins terapêuticos ou preventivos. A sua eficácia pode ser atribuída à limitação mecânica que implica, mas também pode envolver processos neurofisiológicos relacionados com o feedback proprioceptivo. Existem instrumentos de medida que avaliam objectivamente algumas componentes da propriocepção. Objectivos: Realizar uma revisão da literatura sobre o efeito das ligaduras funcionais da articulação tíbio-társica na propriocepção. Relevância: O conhecimento sobre o tema pode constituir mais uma informação que contribui para decisão dos fisioterapeutas ou outros profissionais de saúde quanto à aplicação da ligadura funcional na articulação tíbio-társica. Metodologia: Com base numa metodologia sistemática, foi realizada uma revisão dos artigos publicados entre 1987 e 2007, pesquisados nas bases de dados referenciais PubMed e PEDro. Foram seleccionados os artigos que cumpriam com os critérios de selecção e eliminados os restantes. Resultados e discussão: Dos 66 artigos provenientes das pesquisas, foram seleccionados 10 artigos. Constatou-se que cinco artigos referem que as ligaduras funcionais não apresentam qualquer efeito sobre a propriocepção. Um estudo verificou alterações benéficas que desapareciam após o exercício físico. Dois estudos referem que a ligadura funcional poderá intervir positivamente nos sistemas proprioceptivos implicados na estabilidade dinâmica. Apenas um estudo refere que a ligadura poderá ter um efeito prejudicial sobre a propriocepção. Conclusão: Os resultados dos estudos não são unânimes quanto aos efeitos da ligadura funcional da articulação tíbio-társica na propriocepção. É necessária a realização de mais estudos com desenhos experimentais de maior qualidade metodológica.
  • Estratégias educativas para facilitar o conhecimento e a reflexão dos alunos sobre a intervenção do Fisioterapeuta no contexto da COVID-19
    Publication . Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Barreto, Guilherme; Lopes, António M F; Baleia, Isabel; Rosado, Maria Da Lapa; Martins, Maria Elisabete; Esteves, José Manuel; Araújo, Paulo
    Introdução e Objetivos: No contexto de pandemia COVID-19 a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) interrompeu todas as atividades letivas presenciais e atividades clínicas, surgindo a necessidade de transferir as atividades letivas para o formato online (síncrono e assíncrono) e de promover nos alunos novos conhecimentos, competências e atitudes. Material e Métodos: Para atingir esse objetivo foi criado uma atividade online com a duração de 3 semanas integrada nas unidades curriculares clínicas, envolvendo 220 alunos de Fisioterapia dos 4 anos curriculares, docentes do Departamento e oradores convidados. Essa atividade inclui a criação e disponibilização para consulta pelos alunos de um repositório atualizado de informação relacionada com a pandemia. Integrado na atividade foi solicitado a realização pelos alunos, de acordo com o ano lectivo, da totalidade ou de apenas alguns dos módulos, do Curso Coronavirus Disease Programme desenvolvido pela Physioplus. Para suportar toda a atividade foram ainda dinamizadas várias sessões online, onde, com a participação de convidados foi discutido a temática e o seu impacto nos vários contextos da Fisioterapia. Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos dos 4 anos foi utilizado um questionário online com várias dimensões (34 questões), onde se obteve uma taxa de resposta de 96% (n= 211) distribuído equilibradamente pelos vários anos letivos. Relativamente às respostas, 78,7 % consideraram que atividade no geral era clara e estava bem estruturada tendo sido atingidos os objetivos gerais da atividade (79,6%), 83,4% consideraram ainda que foi globalmente uma experiência positiva e reforçando ainda a importância da realização deste tipo de atividades (76,3%). Conclusões: Face à necessidade de aumentar a literacia relativamente ao contexto pandémico e nos adaptarmos enquanto profissão às novas necessidades da sociedade, é importante que os educadores em Fisioterapia, criem e implementem atividades que facilitem o desenvolvimento nos alunos de competências que lhes permitam desempenhar um papel proativo nos esforços globais e locais para reduzir o impacto dos efeitos sociais dessa pandemia.