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Rodrigues Teixeira, Maria Filomena

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  • Novas configurações nas relações de género e sexualidade na escola: uma investigação-ação com docentes e estudantes do ensino secundário
    Publication . Junior, Marcus Vinicius de Paula Pereira; Teixeira, Filomena; Rodrigues, Ana V.; Nacimento, Tatiana Galieta
    A humanidade tem atravessado importantes transformações ressaltando-se avanços na ressignificação das questões de género e sexualidade a par da rutura de práticas machistas, binárias e heteronormativas. Tais mudanças têm ocorrido, ativamente, em diferentes contextos sociais incluindo a escola, onde importa entender as dinâmicas de adaptação às alterações nas relações de género e sexualidade através de pensamentos e posicionamentos quer de estudantes quer de docentes, muitas vezes, reprodutores de discursos misóginos e LGBTfóbicos. O estudo que se apresenta tem por objetivos: i) identificar práticas escolares no âmbito da educação em sexualidade; ii) diagnosticar conceções de docentes e estudantes sobre as relações de género e sexualidade; iii) desenvolver um projeto de intervenção sobre questões de género e sexualidade no ensino secundário; iv) avaliar os efeitos do projeto nas conceções de docentes sobre a organização de novas configurações das questões de género e sexualidade; v) avaliar o projeto através da voz dos e das participantes, estendendo-o à comunidade. Tratando-se de uma investigação-ação de cariz transversal, descritivo, interpretativo e de recolha e análise de natureza mista de dados, propõe-se, logo no início, auscultar os e as participantes, através de questionários e entrevistas centrados em questões de género e sexualidade, construindo, em seguida, um plano de intervenção através de atividades extramuros que contem com a participação ativa da escola. Por ser ainda um projeto a desenvolver, espera-se que seja possível contribuir para mudanças significativas na promoção e difusão do conhecimento nas escolas, com reflexo na comunidade, quanto à necessidade de repensar comportamentos direcionados para mulheres e população LGBTQIAP+.