Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Rodrigues Teixeira, Maria Filomena

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores
    Publication . Rodrigues, Ana V.; Galvão, Cecilia; Faria, Cláudia; Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel; Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Teixeira, Filomena; Sá, Patrícia; Neto, Teresa; Vieira, Rui; João, Patrícia
    O estudo que se apresenta teve como principaL finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES), ações desenvoLvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de pLanificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formaL em ciências (PIEC). O estudo contemplou todas as lES públicas portuguesas que ofereciam cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 lES e 75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (CID). O retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de anáLise de conteúdo através de um sistema categorial misto. Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação, considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades Curricutares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam, assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvoLver PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente.
  • AutoSTEM na formação inicial de educadores/as e professores/as dos 1º e 2º ciclos : relato de oficinas
    Publication . Vaz-Rebelo, Piedade; Bidarra, Graça; Costa, Conceição; Vaz, Dulce; Santos, Anália; Teixeira, Filomena
    Neste trabalho são apresentados os objetivos e principais caraterísticas do projeto Erasmus+ Automata for STEM nr 2018-1-PT01-KA201-047499, descrevendo-se também, neste âmbito, oficinas implementadas na formação inicial de educadores/as e professores/as do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e analisados autómatos construídos. As oficinas seguiram uma estrutura semelhante, envolvendo a apresentação de objetivos, modelo pedagógico e recursos educativos desenvolvidos e o projeto, construção e apresentação, pelas participantes, de um autómato. A análise dos protótipos construídos evidencia que todas as participantes construíram pelo menos um autómato, o que pode ser considerada uma evidência de envolvimento ativo na tarefa. Constata-se também que os protótipos construídos contêm elementos dos modelos previamente apresentados no início da oficina, mas contêm também outros elementos propostos pelas participantes, tanto em termos de narrativa, como de mecanismos, o que pode ser considerada uma evidência do potencial criativo das atividades, na sua maioria hand-on e da mobilização de conhecimentos STEM.