Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Educação pela arte: educação emocional para a inclusão de todos no processo escolarPublication . Siqueira, Ana C. Santos; Lima-Rodrigues, LuziaNo Brasil, as discussões sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais, assumiram um lugar de relevância, estando mesmo transversalmente preconizadas na Base Nacional Comum Curricular. Para desenvolver estas competências, deve-se partir de um olhar para os alunos como um “ser em relação”, e para os professores como igualmente sujeitos no processo de aprendizagem - sujeitos aprendentes. Dessa forma, tratar da educação emocional na escola, coloca “professor-e-aluno” como um sujeito indissociável, que necessita desenvolver estas competências para o enfrentamento dos desafios cotidianos, conhecendo a si mesmos, reconhecendo o outro, melhorando as relações interpessoais no meio escolar e, por conseguinte, desenvolvendo o “sentimento de pertença” que tanto se almeja nos processos de inclusão. Este projeto de Doutoramento em Educação prende-se com a problemática de alunos que, não tendo uma condição de deficiência ou dificuldades específicas de aprendizagem, apresentam baixo aproveitamento escolar e encontram-se em risco de marginalização, insucesso ou exclusão. Parte do princípio de que o desenvolvimento das Competências Socioemocionais destes alunos – e de seus professores – pode contribuir decisivamente para a melhoria do processo de escolarização. Assim, o objetivo deste trabalho é conceber um programa de desenvolvimento destas competências em alunos-e-professores, no contexto da disciplina de Arte do 6º ano, no sistema público brasileiro. Com uma metodologia de investigação-ação, será desenvolvido um plano de intervenção para os alunos do 6º ano, por meio do ensino de arte, e uma formação continuada para professores coordenadores. Para a avaliação qualitativa final do projeto de intervenção será feito um focus group com cada conjunto de sujeitos. Espera-se que esta investigação contribua para o desenvolvimento de massa crítica sobre as Competências Socioemocionais em educação, por um lado, enquanto fator promotor do processo de inclusão e escolarização de alunos em risco e, por outro lado, para a abordagem do “desenvolvimento destas competências” no currículo de Arte.
- Desenvolvimento das competências socioemocionais como meio para elaboração de sentimento de pertença ao processo de aprendizagemPublication . Siqueira, Ana Cristina dos Santos; Lima-Rodrigues, LuziaEsta comunicação apresenta o projeto de pesquisa em andamento, do Programa Doutoramento em Ciências da Educação, o qual procura investigar a problemática de alunos que, não tendo uma condição de deficiência ou dificuldades específicas de aprendizagem, apresentam baixo aproveitamento escolar e encontram-se em risco de marginalização, insucesso ou exclusão. Desta forma, tem-se como hipótese que o desenvolvimento das competências socioemocionais, por meio de um programa de intervenção, poderá auxiliar na construção do sentimento de pertença, nestes alunos, para incluí-los na rotina de aprendizagem a fim de que encontrem sentido em participar e incluírem-se no processo escolar considerando o uso dos recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, mediante a pandemia mundial que nos encontramos. No Brasil, as discussões sobre o desenvolvimento das Competências Socioemocionais assumiram lugar de relevância, estando mesmo transversalmente preconizadas na Base Nacional Comum Curricular. É preciso partir de um olhar para os alunos como um “ser em relação”, um sujeito aprendente. Dessa forma, espera-se preparar esse sujeito para o enfrentamento dos desafios cotidianos, conhecendo a si mesmos, reconhecendo o outro, melhorando as relações interpessoais no meio escolar e, por conseguinte, desenvolvendo o sentimento de pertença que tanto se almeja nos processos de inclusão, como resultado esperado.