Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Design e envelhecimento humano : conceitos aplicados à pessoa idosaPublication . Carvalho, David; Paiva, Bartolomeu Adalberto FigueiredoBaseados no crescente envelhecimento populacional e no Design orientado para a inclusão, pretendemos contribuir para a reflexão sobre as necessidades da população idosa, mais concretamente sobre a inovação transposta para equipamentos de apoio a pessoas de idade avançada. O envelhecimento da pessoa representa uma conquistada da sociedade, e simultaneamente um desafio: o envelhecimento e um problema complexo que, estando para além da estrita dimensão temporal, envolve aspetos biológicos, psicológicos e sociais. Nesta linha, e para que não consideremos a pessoa idosa como alguém impedida de cumprir um conjunto de ações essenciais, devemos criar condições e ferramentas que favoreçam a sua independência física e emocional, orientada para a ideia de um envelhecimento ativo, no qual, as limitações naturais e funcionais não resultem na redução significativa da qualidade de vida. O Designer, enquanto gerador de soluções orientadas para colmatar necessidades humanas, constitui assim o mote desta reflexão, centrada na aplicação de conceitos de Design ao quotidiano da pessoa idosa – contribuindo, deste modo, para esse desígnio ético e social de participação na sua inclusão, através da criação de objetos e tecnologias que propiciem sentimentos de segurança e bem-estar nos seus utilizadores e naqueles que consigo (con)vivem.
- Arquitetura, Design e Futuro: dimensão didática de espaços e objetos escolares/Architecture, design and future - educational dimension of school premises and objectsPublication . Paiva, Bartolomeu Adalberto FigueiredoA temática1 do II Seminário Internacional de Educação Artística da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti suscita, pela sua pertinência e atualidade, a possibilidade de desvelarmos o papel integrado da arquitetura e do design, não como núcleo disciplinar do currículo, mas antes como existência concreta que, na relação com os seus utilizadores e/ou fruidores, se converta em contributo para uma formação inteira que, despojada da materialidade das coisas, se afirme no universo subjetivo das aprendizagens que marcam o presente e o futuro de cada aprendente.