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Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo

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  • Urbanidade e educação cultural : estudo de caso em supervisão ecológica
    Publication . Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo; Chaves, Idália Sá
    O estudo insere-se na área científica da Formação de Professores, designadamente na Supervisão da formação de futuros professores de Educação Visual e Tecnológica. O processo de formação destes futuros professores, baseado em acções que assumem como referentes a cidade e o seu património cultural, enquanto espaços possíveis de educação, cultura e promoção da cidadania, associadas a estratégias específicas de supervisão, constituíram o objectivo genérico deste estudo, que considera a educação pela arte e pela tecnologia, essencial ao desenvolvimento integral do homem face à emergência social de novos códigos e saberes. A visão integradora destas perspectivas aponta para um problema que sublinha a necessidade de reconceptualização da formação dos novos professores, e da acção estratégica das instituições de formação e educação, comprometida com a possibilidade da criação de sinergias inter-institucionais e contextuais, geradoras de novos diálogos reenquadradores do papel democrático e das funções da escola, tradicionalmente remetida ao seu espaço físico e conceptual. O estudo assume uma abordagem de tipo qualitativo no âmbito dos paradigmas sócio-construtivista e da complexidade, tratando-se metodologicamente de um estudo de caso na variante multi-caso, que procura analisar e compreender os processos de supervisão da formação de futuros professores desta área disciplinar, organizados em núcleos de estágio em contexto urbano, e cujas acções decorrem de projectos de intervenção pedagógica e educativa em espaços patrimoniais da cidade. A conclusão do processo investigativo sugere uma perspectiva aberta, que considera a escola, a cidade patrimonial e as forças sociais que as protagonizam, como espaços e agentes de indução a novos percursos de formação, reflexão e acção cívica e criativa, através da reinterpretação do conhecimento emergente e da aquisição de competências fundadas na possibilidade da inovação formativa, pedagógica e supervisiva, sustentadas numa perspectiva pós-tradicionalista, comprometida com a formação integral da pessoa, na tripla dimensão profissional, social e humana.