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  • TURISMO E OS NOVOS TIPOS DE CONSUMO ALIMENTAR: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA
    Publication . Simoes, J. T.
    Este estudo exploratório pretende ser um contributo para o tema pois, a escassez de trabalhos académicos dedicados ao estudo do turismo e gastronomia é apontado por vários autores como uma lacuna nesta área do conhecimento. Pretendeu-se apresentar neste documento algumas considerações e suscitar o interesse da academia sobre uma nova abordagem entre a relação do turismo e a alimentação, iniciando desta forma um estudo exploratório acerca dos novos hábitos alimentares e, mais concretamente, acerca do perfil do “novo consumidor alimentar”. Procedeu-se a uma revisão exploratória da bibliografia mais relevante através do motor de pesquisa Scopus® e, posteriormente, pesquisou-se informação que permitisse apurar algumas considerações sobre os novos hábitos alimentares (a sua definição, tipologia e caraterização). Com esta pesquisa, obtiveram-se alguns resultados, nomeadamente dados relacionados com o desperdício alimentar. Este estudo abordou e delimitou conceitos, explorando hipóteses, e intentando a apresentação de um contributo técnico-científico através de potenciais medidas de aplicação para a indústria turística na dinâmica dos “novos consumos alimentares”. Os novos hábitos de consumo que surgiram recente e rapidamente relativamente à alimentação, são ainda pouco explorados na área do turismo. Os agentes e até alguma parte da população, apesar de uma noção, desconhece na integra a génese e caraterização de todos os regimes que integram o consumo consciente. O que leva a que os agentes económicos, possam não conseguir responder eficazmente às adaptações que a resposta a este tipo de consumo (consciente) exige.