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  • Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática?
    Publication . Costa, C.; Cabrita, Isabel; M. L. Martins, Fernando; Oliveira, Rui; Bernardino Lopes, J.
    Este painel teve como ponto de partida a pergunta: Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática? O painel teve uma parte inicial com intervenções dos membros do painel e uma segunda parte com debate alargado aos participantes do encontro. Das intervenções destaca-se a tónica nas perspetivas: 1 - Níveis de adoção de artefactos, o seu uso como ferramentas e orquestração instrumental (por que se entende necessária uma seleção criteriosa dos artefactos, contexto educativo para uso de artefactos como ferramentas epistémicas, características de uma orquestração instrumental eficaz); 2 -Olhares dos professores sobre o uso de artefactos no ensino e aprendizagem de matemática no ensino básico e secundário (a importância dos roteiros para uso eficaz dos artefactos) 3 - Aprendizagem ativa de matemática mediada por tecnologias em contextos exploratórios (contextualização, abordagem exploratória, estratégias didáticas inovadoras, as tecnologias na aprendizagem ativa de matemática, perspetivas); 4 - Integração da tecnologia na formação inicial de professores (integração da tecnologia para a aprendizagem de conceitos matemáticos, modelo de prática pedagógica (MPP) da Escola Superior de Educação de Coimbra). O debate mostrou que há diferentes abordagens teóricas para integrar a tecnologia na educação matemática. Mais importante, mostrou que há formas eficazes de integrar a tecnologia na aprendizagem de matemática.
  • Using educational robotics in pre-service teacher training : orchestration between an exploration guide and teacher role
    Publication . Silva, Ricardo; M. L. Martins, Fernando; Cravino, José; Martins, Paulo; Costa, C.; Bernardino Lopes, J.
    The proper integration of technology in teaching and learning processes must consider the role of teachers and students, as well as the design of tasks and the context in which they are implemented. Teachers’ perceived self-efficacy significantly influences their willingness to integrate educational robotics (ER) into their practice, so initial teacher training should provide opportunities for teachers to participate in structured activities that integrate ER. In this study, a class of pre-service teachers from an initial teacher training programme were provided with their first contact with an ER platform through the use of a simulator. We present the design process of a student exploration guide and teacher guide, developed over three iterative cycles of implementation, assessment and redesign. The analysis of the data collected allowed for improvements in the design of the tasks, the graphic component of the student exploration guide, and more precise indications for the teacher’s actions. The main contribution of this study is the chain orchestration between the simulator, student exploration guide and teacher guide, which allowed pre-service teachers to solve a set of challenges of increasing complexity, thereby progressively decreasing their difficulties and contributing to an adequate integration of ER in their future teaching practices.