Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Trajetórias e vida de pessoas idosas ex-emigrantes portugueses : a construção da integridade familiar
    Publication . Marques, Filipa Daniela; Sousa, Liliana
    A construção da integridade familiar é um desafio desenvolvimental para as pessoas idosas. Este estudo exploratório analisa as trajetórias de emigração de pessoas, agora idosas, que emigraram e retornaram ao país de origem (Portugal), para compreender como a emigração influencia a construção do sentimento de integridade familiar versus desconexão e alienação. Os resultados sugerem que a emigração potencia a construção de diversas filosofias de vida determinantes na construção da integridade familiar.
  • Construindo a integridade familiar no fim da vida
    Publication . Silva, Ana Raquel; Marques, Filipa Daniela; Santos, Liliana; Sousa, Liliana
    A integridade familiar constitui um desafio normal no desenvolvimento das pessoas idosas, fortemente influenciado por factores do sistema familiar. Este estudo pretende aprofundar o conhecimento sobre o que contribui para o desenvolvimento do sentimento de integridade familiar em pessoas idosas. A recolha de dados efectuou-se com a aplicação de uma entrevista semi-estruturada (baseada em King & Wynne, 2004), administrada a 8 indivíduos com idade superior a 64 anos (5 mulheres e 3 homens), que vivem em contexto familiar. Os principais resultados sugerem que o sentido de integridade familiar na pessoa idosa é influenciado por: i) redefinição da identidade pessoal sustentada por uma filosofia de vida; ii) existência de proximidade afectiva nas relações; iii) aceitação de conflitos; iv) satisfação com a transmissão de legado; v) continuidade das relações familiares; vi) existência de projectos de vida futuros. A integridade não exclui contrariedades e amarguras, mas envolve-as num significado de paz com a vida. Na intervenção as pessoas idosas devem ser apoiadas no processo de aceitação de si e do outro, pois este é um mecanismo facilitador da integridade familiar.
  • Portuguese Older Gay Men: Pathways to Family Integrity
    Publication . Marques, Filipa Daniela; Sousa, Liliana
    Research in the field of older gay men remains scarce. This exploratory study examines older gay men's experiences in the construction of family integrity (versus disconnection and alienation). The family integrity approach is a developmental perspective that links ego integrity to a larger process of constructing meaning within the family system. The sample comprises ten participants (from 60 to 88 years old). A semi-structured interview was conducted and submitted to content analysis. The main findings suggest three experiences in older gay men's construction of family integrity: (i) influence of homosexuality throughout life; (ii) establishing a family of choice; (iii) creating a legacy associated with homosexuality. Family integrity in older gay men seems to evolve from disclosure at a young age to making homosexuality a legacy in old age.
  • Integridade familiar : especificidades em idosos pobres
    Publication . Marques, Filipa Daniela; Sousa, Liliana
    A construção da integridade familiar constitui um desafio desenvolvimental normativo para o idoso, influenciado por fatores dos sistemas familiar e social. Este estudo teve por objetivo analisar as trajetórias de vida de pessoas idosas que viveram pobres ao longo da vida e como elas influenciaram as suas rotas no sentido da integridade ou da desconexão familiar. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada, centrada na integridade familiar, a 12 participantes com mais de 64 anos (seis de cada sexo), sendo que três em cada grupo foram considerados como vivendo situação de integridade ou desconexão familiar. Os principais resultados sugerem que algumas circunstâncias comuns na vida de famílias pobres, tais como: conflito e/ou distância familiar, violência doméstica e/migração, múltiplas doenças crônicas severas, emprego temporário e baixos rendimentos, podem dificultar a conquista da integridade familiar e promover a desconexão familiar. Contudo, os participantes que reenquadraram os acontecimentos negativos de forma positiva evoluíram no sentido da integridade familiar.