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- Conceção do programa de intervenção em enfermagem " melhorar competências com os outrosPublication . Loureiro, Cândida; Reis Santos, Margarida; Frederico-Ferreira, ManuelaCONTEXTO: A literatura tem evidenciado os programas de treino como uma importante estratégia para o desenvolvimento das competências sociais. Apesar da educação para a saúde ser uma atividade francamente desenvolvida pelos enfermeiros, existem ainda poucos estudos que documentem a conceção de programas de treino de competências sociais como intervenção realizada por enfermeiros. OBJETIVO: Criar um programa de intervenção para adolescentes, de forma a modi!car e/ou melhorar as competências sociais assertividade, autocontrolo, cooperação e empatia, dando resposta a di!culdades previamente identi!cadas. METODOLOGIA: Da presente investigação !zeram parte dois estudos preliminares e complementares, seguindo uma lógica sequencial temporal. O primeiro (quantitativo) permitiu a identi!cação de dé!ces nas competências sociais dos adolescentes. O segundo (qualitativo) permitiu identi!car quais os fatores que contribuem para a existência dos dé!ces. Da análise e discussão desses resultados e de uma revisão teórica aprofundada construiu-se um programa de intervenção especí!co e adequado ao tipo de população de!nida como população alvo – adolescentes. RESULTADOS: O programa ‘Melhorar competências com os outros’. CONCLUSÕES: Pode a!rmar-se que este estudo contribui para o aprofundamento teórico dos modelos cognitivo-comportamentais no âmbito da intervenção de enfermagem com adolescentes, baseado numa abordagem humanista e que permite a aplicação do conhecimento na ação. Estes programas têm elementos-chave para a sua elaboração e as competências pessoais/pro!ssionais dos enfermeiros englobam as características relativas ao formador particularmente, os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental.
- Identificação dos fatores determinantes no desenvolvimento das competências sociais dos adolescentesPublication . Loureiro, Cândida; Frederico-Ferreira, Maria; Reis Santos, MargaridaO presente artigo reporta-se ao estudo das dificuldades que os adolescentes apresentam ao nível das competências sociais e às possíveis estratégias de intervenção desenvolvidas pelos enfermeiros, de modo a atenuar repercussões negativas na saúde mental deste grupo. Tem como objetivos identificar e compreender os fatores que contribuem para as dificuldades/ constrangimentos dos estudantes do ensino secundário relacionados com as competências sociais autocontrolo e assertividade. Este estudo tem uma abordagem qualitativa e insere-se na pesquisa descritiva. Foi realizada uma entrevista semiestruturada a uma amostra de conveniência, de 25 estudantes do 12ºano Via Ensino, de uma escola secundária de Coimbra. Realizou-se a análise qualitativa dos dados seguindo a perspetiva de Bardin (2009). Os principais fatores, que emergiram da análise, identificados pelos estudantes como dificultadores na interação social correspondem à falta de conhecimento para lidar com as situações do dia-a-dia de forma socialmente competente, à incapacidade para gerir emoções e ao medo da avaliação negativa pelos outros. Concluímos que a identificação destes fatores junto da populaçãoalvo permite aos enfermeiros ter um conhecimento mais aprofundado acerca dos deficits sociais dos adolescentes e direcionar programas de treino de competências para as dificuldades específicas do grupo a quem se destina.