Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Plagiarism Detection in Algorithms - a Case Study using AlgorithmiPublication . Manso, António; Marques, C. G.; Santos, Paulo; Alencar, VitorLearning to program is crucial in computer science degree programmes. For students to gain this skill, they need to practise a lot, since programming is a difficult and complex process and practice improves it. The courses "Algorithmics" and "Introduction to programming" have therefore become almost insurmountable barriers with high failure rates. To overcome these barriers, researchers have sought to find new ways of teaching. For their part, students have looked for ways to succeed with less effort by repeatedly resorting to plagiarism. The need for classes to be taught remotely due to the pandemic has further aggravated this problem. To fight it, we created the Algorithmi tool and equipped it with a plagiarism detection module. This tool promotes stand-alone study by allowing self-correction of the exercises whilst validating authorship. This paper presents a case study on the application of the plagiarism module to the exercise resolutions submitted by the students in their personal repository. Through the analysis of the results obtained we can conclude that there was a high rate of plagiarism. The current version of the tool needs to be extended with new features, not only to become more accurate, but above all to prevent plagiarism from happening.
- Roteiro de Arquitetura Moderna em Tomar: Desenvolvimento de um guia virtualPublication . Moreira, Anabela Mendes; Serrano, Inês; Santos, PauloA indústria do turismo, outrora um dos principais propulsores da economia de diversas nações, enfrenta uma grave crise global decorrente da pandemia de covid-19 e da consequente limitação da circulação de pessoas entre países. A diversicação da oferta turística cultural de um país ou região, através de novas abordagens, pode estimular os turistas nacionais a (re)visitar os lugares da sua memória cultural, e assim contribuir para dinamizar a indústria do próprio país. Neste artigo apresenta-se a aplicação (app) para dispositivos móveis, guia virtual RAM Tomar 1930-1965, orientada para o setor do turismo cultural. A app foi desenvolvida por uma equipa pluridisciplinar do Instituto Politécnico de Tomar, com o objetivo de divulgar o património arquitetónico modernista existente na cidade e projetado entre 1930 e 1965.
- Inovar em Tempos de Pandemia: Criação de um Curso de Inovação Pedagógica no Ensino SuperiorPublication . Marques, C. G.; Nata, Ana; Manso, António; Pestana, Hélder; Ferreira, Luis Miguel; Nunes, Maria; Santos, PauloNeste artigo descrevemos o Curso de Inovação Pedagógica desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED) que teve como ponto de partida a pandemia do coronavírus SARS-COV-2. Neste artigo, começamos por apresentar algumas reflexões relativas ao ato de ensinar a distância e da importância que as novas tecnologias tiveram na transição, com caráter de emergência, para o ensino virtual durante o período de confinamento geral de Portugal que teve início a 16 de março de 2020. Seguidamente, apresentamos os objetivos e a estrutura do Curso de Inovação Pedagógica criado pelo LIED, assim como uma análise dos resultados decorrentes da primeira edição do curso que se realizou na modalidade on-line, com sessões síncronas e assíncronas. Na parte final deste artigo, apresentamos algumas considerações finais que relacionam as novas formas de educar com o Curso de Inovação Pedagógica do LIED.