Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Rafael Henriques, Helga Marília da Silva

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • O papel da maleta da enfermeira de saúde pública na formação das estudantes de enfermagem portuguesas no segundo e terceiro quartel do sec. XX
    Publication . Ferreira, Óscar; Baixinho, Cristina Lavareda; Pereira, Isabel Carvalho Beato Ferraz; Moreira, Viriato; Henriques, Helga
    Objetivos: Compreender a importância da maleta da enfermeira de saúde pública na formação das enfermeiras portuguesa no segundo e terceiro quartel do século XX. Clarificar as funções da maleta na formação em enfermagem de saúde pública. Enquadramento teórico: O ensino da enfermagem de saúde pública em Portugal teve início na década de 1940 na Escola Técnica de Enfermeiras. Posteriormente, em 1967, foi criada a Escola de Enfermagem de Saúde Pública para formação de especialistas nesta área profissional. Uma das atividades privilegiadas destas enfermeiras era a visitação domiciliar. Nesse sentido o seu uniforme era complementado com uma maleta contendo os instrumentos necessários ao exercício profissional. Tal objeto tinha a finalidade de facilitar o transporte do material; impedir a sua contaminação e simplificar a prestação de cuidado no domicílio. Nas escolas de enfermagem as estudantes aprendiam a utilizar a maleta, a mantê-la funcional e a dotá-la do material necessário aos cuidados. Metodologia: Recorremos ao acervo material das quatro ex-escolas públicas de enfermagem da capital portuguesa, à guarda da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, nomeadamente ao arquivo fotográfico, documental e museológico da época em estudo, tentando obter respostas para as seguintes questões: Qual a importância atribuída à maleta na formação das estudantes de saúde pública? Quais as funções da maleta na formação das enfermeiras? De que material era confecionada? Como se encontrava organizada? Que material transportava e porquê? Resultados e conclusões: A maleta da enfermeira de saúde pública era confecionada com material resistente e transportava o equipamento necessário ao exercício da atividade profissional. Tal objeto era muito importante para a estudante de enfermagem de saúde pública dado que, para além das suas funções e concomitantemente com o uniforme, contribuía para a formação da identidade profissional. Paralelamente transmitia profissionalismo, dignificava quem a transportava e promovia a imagem de uma cuidadora profissional responsável e competente.
  • Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem :
    Publication . Loura, David; Bernardes, Rafael; Baixinho, Cristina Lavareda; Henriques, Helga; Félix, Isa Brito; Guerreiro, Mara
    Introdução: O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação, durante a licenciatura. Métodos: A revisão integrativa de literatura foi efetuada segundo um protocolo, com definição dos critérios de elegibilidade dos estudos primários, obtidos nas bases de dados dos motores de busca EBSCO, JBI e Scopus. Resultados: Os estudantes podem ser envolvidos em todas as fases do processo de pesquisa, contribuindo para a sua satisfação na aprendizagem, com impacto positivo na motivação, reflexão e integração do conhecimento, desenvolvimento de competências de comunicação, escrita científica, gestão do tempo e juízo critico. O envolvimento dos estudantes contribui para o desenvolvimento dos projetos de investigação. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de investigação contribui para diferentes aprendizagens. Os nossos resultados sugerem que a formação teórica sobre investigação deve ser associada a outras estratégias para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisa.
  • Conversational Agents for Health and Well-being Across the Life Course:
    Publication . Pereira Guerreiro, Mara; Angelini, Leonardo; Henriques, Helga; El Kamali, Mira; Baixinho, Cristina Lavareda; Balsa, Joao; Félix, Isa Brito; ABOU KHALED, Omar; Carmo, Maria Beatriz; Cláudio, Ana Paula; Caon, Maurizio; Daher, Karl; Alexandre, Bruno Venâncio; Padinha, Mafalda; Mugellini, Elena
    Background: Conversational agents, which we defined as computer programs that are designed to simulate two-way human conversation by using language and are potentially supplemented with nonlanguage modalities, offer promising avenues for health interventions for different populations across the life course. There is a lack of open-access and user-friendly resources for identifying research trends and gaps and pinpointing expertise across international centers. Objective: Our aim is to provide an overview of all relevant evidence on conversational agents for health and well-being across the life course. Specifically, our objectives are to identify, categorize, and synthesize—through visual formats and a searchable database—primary studies and reviews in this research field. Methods: An evidence map was selected as the type of literature review to be conducted, as it optimally corresponded to our aim. We systematically searched 8 databases (MEDLINE; CINAHL; Web of Science; Scopus; the Cochrane, ACM, IEEE, and Joanna Briggs Institute databases; and Google Scholar). We will perform backward citation searching on all included studies. The first stage of a double-stage screening procedure, which was based on abstracts and titles only, was conducted by using predetermined eligibility criteria for primary studies and reviews. An operational screening procedure was developed for streamlined and consistent screening across the team. Double data extraction will be performed with previously piloted data collection forms. We will appraise systematic reviews by using A Measurement Tool to Assess Systematic Reviews (AMSTAR) 2. Primary studies and reviews will be assessed separately in the analysis. Data will be synthesized through descriptive statistics, bivariate statistics, and subgroup analysis (if appropriate) and through high-level maps such as scatter and bubble charts. The development of the searchable database will be informed by the research questions and data extraction forms. Results: As of April 2021, the literature search in the eight databases was concluded, yielding a total of 16,351 records. The first stage of screening, which was based on abstracts and titles only, resulted in the selection of 1282 records of primary studies and 151 records of reviews. These will be subjected to second-stage screening. A glossary with operational definitions for supporting the study selection and data extraction stages was drafted. The anticipated completion date is October 2021. Conclusions: Our wider definition of a conversational agent and the broad scope of our evidence map will explicate trends and gaps in this field of research. Additionally, our evidence map and searchable database of studies will help researchers to avoid fragmented research efforts and wasteful redundancies. Finally, as part of the Harnessing the Power of Conversational e-Coaches for Health and Well-being Through Swiss-Portuguese Collaboration project, our work will also inform the development of an international taxonomy on conversational agents for health and well-being, thereby contributing to terminology standardization and categorization.
  • Definição do conteúdo da mnemónica posicionar
    Publication . Baixinho, Cristina Lavareda; Ferreira, Óscar Manuel Ramos; Marques, Maria de Fátima Mendes; Presado, Maria Helena; CARDOSO, MÁRIO; Henriques, Helga
    Introdução: A Terapêutica de Posição é uma terapêutica essencial na prestação de cuidados de saúde, coadjuvante no tratamento de várias morbilidades, importante para a promoção do conforto e bem-estar em pessoas de maior fragilidade, auxiliando na prevenção de várias complicações decorrentes da doença e/ou tratamento. Objetivo: Definir os indicadores da Mnemónica – POSICIONAR, para futura validação por um painel de peritos. Método: Estudo de abordagem mista, desenvolvido em 3 fases. Apenas nos centramos na abordagem qualitativa do segundo estudo. Participaram 9 enfermeiros peritos que responderam, em duas rondas, a dois formulários, que foram sujeitos a análise temática de conteúdo segundo Bardin. Resultados: A análise de conteúdo permitiu a organização de um conjunto de intervenções para as 10 categorias definidas a priori e que são representativas da terapêutica de posição. Conclusões: O instrumento proposto, possibilita sistematizar um conjunto de critérios a utilizar na avaliação e promoção da segurança da pessoa a posicionar, bem como, facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde e a continuidade de cuidados.