Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricularPublication . Torres, João; Brocardo, JoanaOs desenvolvimentos tecnológicos têm aberto caminho para a utilização de novas formas de trabalho e de organização. Este artigo tem como objectivo contribuir para a percepção do papel que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ter em projectos de desenvolvimento curricular. Apresentamos os resultados de um estudo empírico que analisou o modo como um conjunto de professores que integraram um projecto de desenvolvimento curricular em Matemática utilizaram as TIC para facilitar a comunicação entre si no processo de desenvolvimento de materiais curriculares. Fazemos uma breve análise de literatura sobre a utilização das tecnologias, após o que apresentamos a metodologia e os resultados obtidos. Estes apontam para a importância das TIC em projectos de âmbito curricular mas para uma predominância de utilização de tecnologias que os professores já conhecem e utilizam no seu quotidiano levando-nos a pensar que, em relação a novas ferramentas como as Plataforma de Comunicação (PC) é necessário ainda algum tempo de apropriação para que se tire partido de todo o seu potencial.
- O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricularPublication . Torres, João; Brocardo, JoanaEsta comunicação pretende apresentar alguns dos resultados obtidos num estudo, no âmbito da preparação de uma dissertação de mestrado em Educação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O estudo foi levado a cabo pelo primeiro proponente da comunicação, sob orientação do segundo, e tinha como principal objectivo compreender o modo como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram utilizadas, por um conjunto de professores e investigadores de diversos níveis de ensino, no âmbito de um projecto de desenvolvimento curricular. Começaremos por enquadrar a importância que é dada hoje em dia à utilização das TIC em diversos sectores da nossa sociedade e na Educação em particular, para de seguida apresentar o contexto, as questões e alguns dos resultados obtidos no estudo.
- As tecnologias digitais na aula de matemáticaPublication . Torres, João; Brocardo, JoanaO estudo que se apresenta centra-se nas práticas curriculares do professor de Matemática e pretende contribuir para a compreensão da utilização de Tecnologias Digitais (TD) no ensino desta disciplina, perspetivando a sua integração na prática letiva pela ótica dos docentes. Há já alguns anos que o processo de introdução das TD no ensino começou. Esperava-se que estas alterassem profundamente as metodologias e que tivessem implicações ao nível da comunicação na sala de aula, bem como nos papéis desempenhados pelo professor e pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem (Papert, 2000). No entanto, dados recentes indicam que, apesar de poderem constituir uma mudança de metodologia de ensino estas ferramentas são apenas absorvidas e integradas nos métodos que já eram utilizados pelos professores. Em termos metodológicos, optámos por realizar três estudos de caso, usando como critérios para a escolha dos professores a sua experiência profissional (mais de 15 anos) e o nível de ensino que lecionam. Solicitámos aos professores que respondessem a um conjunto de questões relacionadas com o modo como perspetivam a utilização das tecnologias e como caraterizam as suas práticas letivas. Para a recolha de dados foram utilizados três tipos de fontes: (i) observação de práticas letivas, (ii) entrevistas e (ii) análise documental. Para a análise dos dados recorreremos ao suporte teórico proposto por Mishra e Koehler (2006) - conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK) – e ao modelo “orquestração instrumental” proposto Trouche (2004). A fase de recolha de dados decorreu no ano letivo 2013/2014, estando neste momento centrados na sua análise. Nesta comunicação apresentamos alguns dos resultados preliminares do estudo que a suporta.
- Le rôle des technologies de l'informations et de la communication dans un projet de développement curriculairePublication . Torres, João; Brocardo, JoanaCette communication prétend présenter des résultats obtenus dans une étude, dans le contexte de la préparation d'une dissertation de Diplôme d'études approfondies dans Éducation dans la Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. L'étude a été pris en oeuvre par le premier soumissionnaire de la communication, sous orientation de second, et avait comme principal objectif comprendre la manière comme les Technologies des Informations et Communication (TIC) ont été utilisées, par un ensemble d'enseignants et d'investigateurs de divers niveaux d'enseignement, dans le contexte d'un projet de développement curriculaire. Nous commencerons à encadrer l'importance qui est donnée de nos jours à l'utilisation de TIC dans de divers secteurs de notre société et dans l'Éducation en particulier, pour de suivante présenter le contexte, les questions et certains des résultats obtenus dans l'étude.