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- O COMÉRCIO ASSOCIADO: AS ESPECIFICIDADES DO FRANCHISINGPublication . Frade, Rui; Espirito Santo, PedroNa década de noventa e no início deste século, assistiram-se a profundas alterações na atividade empresarial. A globalização, a desregulamentação dos mercados, a evolução tecnológica, as alterações nos sistemas sociais onde se inclui a família e as privatizações, foram entre outras, algumas das forças que alteraram a face da sociedade e da economia. Estas produziram o regresso de conceitos, como o relacionamento entre agentes económicos e novas formas de expansão das empresas, nomeadamente o franchising. O franchising assume-se como a forma mais regulamentada e fechada do Comércio Associado, sendo um dos modelos de expansão mais utilizado pelas empresas. Estas estruturas empresariais em rede baseadas essencialmente no modelo de franchising, têm tido nos últimos anos um forte incremento, com a sua multiplicação e desenvolvimento. Esta forma de comércio tem inúmeras vantagens, substituindo o comércio tradicional da pequena empresa e garantindo, conforme pudemos observar pela recolha de informação no âmbito deste estudo, uma maior taxa de sucesso, em termos de sobrevivência das empresas e da sua rentabilidade.
- ESTRATÉGIA DE MARKETING RELACIONAL NO FRANCHISING – UMA ABORDAGEM NO SETOR DA GESTÃO DE CONDOMINIOS EM PORTUGALPublication . Frade, Rui; Ramos, CasimiroO Marketing Relacional enquanto novo paradigma de Marketing, tem explicado em grande parte o sucesso de vários sectores de actividade e tem permitido apontar para estratégias que incrementam a cadeia de valor. No presente trabalho, com base nos fundamentos teóricos do Marketing Relacional abordamos a temática do Franchising, tendo como campo de investigação o sector da gestão de condomínios em Portugal. Após a caracterização desse sector foi elaborado um modelo de hipóteses com o objetivo de confirmar que a aplicação de conceitos de marketing relacional no sector em causa permitiriam a criação de valor acrescido para o negócio. Após a aplicação de modelos estatísticos (equações estruturais) adequados à análise pretendida, concluimos que a componente relacional assume grande importância no franchising, levando à criação de grupos heterogéneos com franqueados e clientes, que são no entanto homogêneos dentro de si na forma como se identificam com as variáveis relacionais estudadas.