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- A PERFORMANCE DE EXPORTAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PORTUGUESAPublication . Frade, Rui; Vieira, JorgeO contexto específico da indústria farmacêutica representa um elevado desafio para a internacionalização das empresas portuguesas, dada a sua reduzida dimensão, carências es truturais do setor e reduzida representatividade no cenário mundial. A balança comercial de medicamentos é fortemente negativa e bastante desequilibrada, denotando a elevada de pendência do nosso país em alguns recursos, em particular matérias-primas e inovação, num setor estratégico em que a expansão internacional se tornou num imperativo de sobrevivên cia. Com base neste enquadramento e atendendo à importância de adquirir conhecimentos sobre este setor empresarial, foram definidos como objetivos do estudo, caraterizar o setor farmacêutico exportador português, efetuar uma adequada revisão bibliográfica sobre a in ternacionalização, identificando as principais variáveis e determinantes da sua performance, criando por fim um quadro de hipóteses passíveis de serem testadas empiricamente num estudo futuro. Considera-se que foram cumpridos os objetivos pretendidos, utilizando uma metodologia que se baseou numa extensa e pormenorizada revisão da literatura de carater científico, estabelecendo desta forma as bases de um futuro modelo conceptual, que per mita a obtenção de elementos para utilização futura nos meios académico e empresarial. Suportada na diversa informação recolhida, foi igualmente possível verificar a importância da internacionalização com particular foco no setor farmacêutico exportador português, num contexto de globalização cada vez mais abrangente, sendo igualmente possível confir mar o interesse crescente dos investigadores sobre o estudo da internacionalização e as suas diferentes estratégias de gestão empresarial.
- A INTERNACIONALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACEUTICA PORTUGUESAPublication . Vieira, Jorge; Frade, RuiO contexto mundial atual oferece hoje uma realidade bastante aberta e informal, que fomenta o desenvolvimento da atividade comercial muito para além das fronteiras dos países de origem. A indústria farmacêutica, apesar das particularidades que a caracterizam, não constitui uma exceção e os seus atores concorrem num mercado cujos limites se podem confundir com os do nosso planeta. É nesta realidade que se insere a indústria farmacêutica portuguesa. Sendo maioritariamente constituída por empresas de pequena dimensão e ainda muito dependentes dos resultados financeiros no mercado local, enfrenta os desafios duma competição cada vez mais sem fronteiras, seja localmente seja, sobretudo, quando a decisão é competir em mercados externos. As exportações portuguesas de medicamentos têm sofrido um assinalável crescimento nos últimos anos. Em 2017 representaram cerca de 2% do total das exportações portuguesas. No entanto a balança comercial de produtos farmacêuticos é ainda fortemente negativa, sugerindo o muito que ainda se pode fazer neste setor estratégico para Portugal. Apesar da expansão internacional não ser uma estratégia nova, muito menos inovadora, não existe ainda um consenso sobre os fatores que levam a empresa a encarar a “aventura” da internacionalização e muito pouco se sabe dos fatores que levam ao insucesso desta estratégia. Este trabalho pretende estudar a forma como a internacionalização afeta os resultados das empresas farmacêuticas portuguesas. Pretende-se, nomeadamente, identificar os fatores preponderantes e respetivo impacto na decisão de internacionalização das empresas visadas. A amostra a incluir no presente estudo é constituída pelas empresas que compõe a organização PharmaPortugal: empresas farmacêuticas portuguesas com atividade relevante de fabrico e exportação de medicamentos, atualmente doze empresas. A estratégia de investigação a adotar é híbrida, recorrendo-se numa primeira etapa a um estudo exploratório sob a forma de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de compreender melhor o contexto da investigação e o fenómeno em estudo. Numa segunda etapa, recorre-se a um estudo quantitativo através da aplicação de um inquérito por questionário de forma a obter a generalização dos resultados. Espera-se que esta investigação constitua um pequeno contributo para maximizar as oportunidades de negócio no exterior e simultaneamente reduzir os riscos de apostas menos bem-sucedidas por parte das empresa farmacêuticas portuguesas.