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- Gestão da pandemia COVID-19 numa Escola de Enfermagem Portuguesa: um relato de experienciaPublication . Vilar, Ana Isabel; Bastos, Celeste; Araújo, F.; Joana Campos, Maria; Puga Machado, Paulo Alexandre; Abreu, MargaridaIntrodução: A pandemia COVID-19, decretada pela OMS em março de 2020, originou enormes desafios. As instituições de ensino viram-se confrontadas com a necessidade de tomar medidas para controlar a disseminação da doença. Para manter a comunidade escolar segura, desenvolveu- se um plano de contingência abrangente para que toda a comunidade educativa se sentisse envolvida e apta a seguir as medidas propostas. Objetivos: (I) Descrever o processo de construção de um plano de contingência para responder à situação de pandemia COVID-19, numa Escola Superior de Enfermagem; (II) Descrever a implementação do plano de contingência e sua adequação, em função da evolução da situação pandémica e (III) Descrever os principais desafios encontrados e as estratégias corretivas adotadas. Metodologia: Relato de experiência da construção e implementação do plano de contingência da Instituição. Foi nomeada uma Equipa de Plano de Contingência que elaborou um plano em conformidade com as orientações das diversas entidades reguladoras da saúde, estruturado em quatro tópicos: 1) organização de estruturas; 2) formação; 3) organização das atividades letivas e laborais; 4) acompanhamento e monitorização. Foram, ainda, elaborados vários documentos orientadores de práticas seguras, destinados à readequação do processo ensino-aprendizagem e à segurança dos colaboradores e estudantes. Resultados: Foi instituída uma sala de isolamento para apoio às situações de casos suspeitos, em cada edifício. Reorganizaram-se os espaços para garantir distâncias de segurança; disponibilizaram-se antisséticos em pontos estratégicos para promover a higienização das mãos; adotou-se sinalética para facilitar a circulação das pessoas; alteraram-se dinâmicas internas e procedimentos específicos; organizaram-se sessões de esclarecimento dirigidas aos professores e formação online, para estudantes e funcionários não docentes, e formação presencial para as equipas de limpeza e de apoio e vigilância. Para monitorizar a evolução da pandemia na comunidade escolar, foi criado um processo de notificação/registo de casos. Conclusões: O plano de contingência tem respondido às necessidades da instituição. Mostrou-se dinâmico e flexível, sendo sempre ajustado de acordo com as normas/orientações nacionais e em parceria com as Autoridades de Saúde Locais. As mudanças implementadas mostraram-se eficazes e tiveram a adesão da comunidade escolar, que passou a integrar as novas regras no seu dia a dia. O número muito reduzido de casos com origem na instituição parece ser revelador do sucesso das medidas implementadas.
- Risk Factors Associated with Falls among Nursing Home Residents: A Case-Control StudyPublication . Imaginário, Cristina; Martins, Teresa; Araújo, F.; Rocha, Magda; Puga Machado, Paulo AlexandreIntroduction: To identify factors predictive of falls and enable appropriate management of fall risk it is necessary to understand the behaviour and health conditions of older adults living in nursing homes. Objective: This study had two main objectives. The first was to find significant predictors for falls in older adults living in nursing homes. The second main goal was to build a predictive model to find the best predictors for falls. Methods: Out of 56 nursing homes with the same legal statute, 25 agreed to participate. The sample was randomly selected and only the independent or slight/ moderately dependent participants were included in the study (n = 325). Results: There was a mean of 1.47 ± 0.99 falls (range from 1 to 7) per resident in nursing homes. By using the t test and odds ratio analysis, ten factors related to falls were identified. Through the binary logistic regression, a model was tested identifying four robust predictors: static balance, resorting to emergency services, polypharmacy, and an independent self-care profile. Conclusions: The present study replicated the main results of contemporary research on the risk factors of falls. More importantly, it suggests that the self-care profile model should be taken into account in future studies and early interventions. It is crucial to implement preventive measures consistent with safer environments and to establish an individual plan for integrated activities according to older adults’ health needs.