Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Da relevância do factor humano ao papel das redes sociais para a atracção de colaboradores de elevado potencialPublication . R. Gomes, Daniel; Figueiredo, Inês; Marques, Joana; Ribau, Mónica; David, Elisa; Ravarini, Aurelio; Rosenblatt, MerylO acréscimo dos cenários competitivos e concorrenciais, em conjugação com as actuais características das Economias Europeias, acentuaram uma realidade junto do mercado de trabalho que se caracteriza por um tipo de recrutamento mais especializado e localizado. Consequentemente, as organizações vêem-se pressionadas a encontrar elevada qualidade e potencial num mercado de trabalho muito disponível, dando sentido à expressão comummente utilizada pelos profissionais de Recursos Humanos de que “atracção de candidatos é negócio”. No quadro dos principais factores que permitem atrair potenciais candidatos às organizações em processos de recrutamento encontram-se as determinações da percepção de que a organização é atractiva enquanto empregadora e dos comportamentos de candidatura. A mais recente “jóia da coroa” ao serviço de potenciais candidatos e de organizações recrutadoras parecem ser as Redes Sociais e as suas capacidades na oferta, procura e identificação de oportunidades de emprego no mercado de trabalho (ex.: LinkedIn; LinkedIn Recruiter; MeJobU; Facebook). De forma a que o potencial associado às Redes Sociais para ao acesso ao mercado de trabalho seja materializado, torna-se central compreender como é que potenciais candidatos se posicionam face às mesmas, para efeitos de job hunting. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, o presente estudo pretende perceber as potencialidades inerentes à utilização das Redes Sociais para efeitos de acesso ao mercado de trabalho. Utilizando uma amostra de participantes que incluíam estudantes na área da Comunicação Organizacional e de profissionais no activo, aplicou-se um guião estruturado para a condução de duas sessões de Focus Group que permitiram perceber as características associadas à utilização das Redes Sociais para a atracção de potenciais candidatos. Os resultados do estudo são apresentados e discutidos no que representam em termos de contributos teóricos, empíricos e práticos.
- Analysing applicant's attraction with social networks on both sides of the table : those who recruit and those who are recruited have a compatible performance?Publication . R. Gomes, DanielApplicant’s attraction in recruitment is perhaps one of the best known areas that integrate knowledge from different fields of research, such as the Hrm, Communication and Work and Organizational Psychology. Under this thematic, the social networks (SN) began to be understood as useful for recruitment purposes. The main objective of this research is to describe and understand the compatibility between the practices of recruiters regarding applicant’s attraction using SN and the expectations of the latter ones when looking for jobs via SN. This work has allowed us to generate a set of considerations regarding the theoretical, empirical and practical levels.