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KOSZTYLA BANDEIRA MAIA, PEDRO NUNO

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  • Para um design de interação de inspiração biológica
    Publication . Maia, Pedro; Dias, Nuno; Stilwell, George
    Quer no Design, como na Engenharia e na Arte, a inspiração na Natureza, no âmbito da criação humana, tem uma relevante tradição histórica que se perde por tempos imemoriais. Nos finais do séc. XX até hoje assistiu-se a um renovado interesse no campo do Design sobre o tema, sobretudo a partir do trabalho de investigadores e pensadores como Janine Benyus ou Neri Oxman. No entanto, os métodos de inspiração biológica estabelecidos no Design, como a biomimética, focam-se sobretudo em encontrar soluções técnicas inovadoras, não incidindo no potencial poético e estético que a Natureza oferece para pensar a estética e sua qualificação da mediação tecnológica. Neste contexto, a presente tese advoga a necessidade de aprofundar a exploração dessa relação inspiracional e metodológica entre Design e a Natureza a partir do estudo dos comportamentos biológicos de sedução não humanos. Defende-se que os rituais de sedução do reino animal permitem sustentar métodos relevantes de apoio à criação e ideação em projeto de Design, designadamente na disciplina do Design de Interação e em projetos que se focam no design para a experiência. Para estruturar a informação que disciplinas como a biologia e a etologia fornecem, foi desenvolvida uma “taxonomia de comportamentos biológicos de sedução”, interpretados segundo a perspetiva do Design, com base na “estrutura dinâmica da experiência” de Nathan Shedroff. Essa taxonomia desdobrou-se em métodos e ferramentas que foram testados com diferentes grupos de alunos de Design. Os conceitos desenvolvidos demostram que a inspiração em rituais de sedução pode apoiar e potenciar o desenvolvimento de soluções de Design inovadoras, bem como uma nova consciencialização sobre o potencial inspirador da Natureza no que respeita à mediação entre humanos e a tecnologia, assim como na mediação tecnológica entre humanos. A inspiração da Natureza, plasmada em conceitos e abordagens estéticas para além de soluções técnicas, pode ser facilmente encontrada em múltiplos exemplos individualizados, de artistas e designers. O exemplo canónico dessa relação é a obra e método de Leonardo da Vinci. No entanto, este estudo identificou um vazio no que concerne ao leque de metodologias especificas que o design oferece para facultar, a alunos e profissionais de design, meios para pensar uma mediação tecnológica inspirada na Natureza. É a este vazio que a investigação visa responder, através de um estudo que lança as bases de um Design de Interação inspirado na Natureza.
  • Design research applicability on Portuguese industry
    Publication . Costa, Jacinta; Botelho, Sara Bento; Mendonça, Rui; Martins, João; Maia, Pedro; Gonçalves, Ricardo; Franqueira, Teresa
    The present paper works on the potential applicability of design research based on a practical experience with the Portuguese company Recipor — Recuperação e Valorização de Resíduos (residues recovery and valuation), S.A., who’s mission is to collect, treat and valuate in a profitable way plastic residues e non iron metals, with domestic or industrial origins. The ecological appeal, the economical recovery process and the innovation investment justified the choice and the decision of taking this company as a subject to study design’s influence on building and confirming it’s corporate identity and in the implementation of design culture and thinking. The empirical search on collecting processes, treatment and application of residues took place at the company’s premises. From the direct contact with raw materials, equipment and finished products we developed a quality based methodology study. The results denoted a strong relation between the company’s vision, the organizational strategy and the market’s affection for recycled products. This triangulation allowed a favourable environment for a temporary inclusion of a design investigating team, and leads to the understanding that, as the high-level project orientations were exposed, the expectation increased and acquired a more instrumental format with strategic effects. Grounded on data from field literature we draw the path of thermoplastics in general and of PVC specifically. We must highlight the growth of the investment made in collecting and recycling; the birth of a European network of certified recycling companies and the enormous applicability of this material on artefact production. This project’s boundaries were established by practical challenges introduced by the company’s direction; namely the optimization of the plastic reel products. The team’s proposals were the result of the adopted design process.