Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • A trupe do mar em andanças pela escola" : um projeto interdisciplinar e intergeracional no 2º ciclo do ensino básico
    Publication . Cabral Mendes, Pedro; Rebelo Leandro, Cristina
    Este trabalho tem como finalidade relatar uma experiência educativa interdisciplinar e intergeracional no 2.ºCiclo do Ensino Básico. Participaram os alunos de uma turma do 5.ºano de uma Escola do Ensino Básico 2,3 e os idosos de um Centro de dia da cidade de Coimbra. Este projeto intitulado “A trupe do mar em andanças pela escola” desenrolou-se durante o ano letivo 2017/18, terminando com uma apresentação final à comunidade. O projeto, desenvolvido no âmbito da Educação Cívica, com a colaboração da Biblioteca Escolar, contemplou práticas integradas com a escrita criativa, a dança criativa e a música, entre os alunos e os idosos, tendo como tema aglutinador a obra literária A Menina do Mar, de Sophia Andresen. Destacam-se dois momentos no processo de trabalho: 1) Na Oficina de Escrita Criativa, os alunos da turma reescreveram a história em quadras (outubro a dezembro); e, 2) A Oficina de Dança Criativa (janeiro a junho) pretendeu que alunos e idosos materializassem através de movimentos expressivos/criativos as partes da história, construindo composições dançadas que tiveram como elemento condutor as quadras musicadas. Ao longo deste processo de criação artística/composição coletiva estiveram subjacentes os quatro pilares da Educação para o Século XXI, com a construção e a partilha dos saberes entre alunos (“netos”) e idosos (“avós”): aprenderam a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser. Foi gratificante sentir o grupo crescer, no sentido da pertença, da ajuda, do afeto e da satisfação ao longo do projeto.
  • A(s) Ciências do Desporto e o corpo : entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais
    Publication . Cabral Mendes, Pedro; Dias, Gonçalo; Morais, Filipa Maria Paula Coelho Caldeira Canavarro de
    O discurso epistemológico que enaltece o estatuto de cientificidade das Ciências Naturais e Ciências Sociais tem sido motivo de particular atenção por parte de vários investigadores (Bachelard 1958; Kuhn, 1962, Castro, 1976, Piaget, 1980; Nunes 1982; Sayer, 1984, Santos, 1989; Popper 1989; Boudon, 1990, Silva & Pinto, 1990 e 1999). A Ciência do Desporto debate-se com a necessidade de se afirmar como uma teoria integrativa de carácter interdisciplinar, capaz de partilhar as contribuições de outras áreas “ciências-mãe” (Marques, 1990; Bento & Marques, 1993, Gaya, 2001). Neste contexto, o desenvolvimento do Desporto e da Ciência do Desporto parece seguir uma nova orientação centrada na emergência do “estudo do corpo” enquanto fenómeno global (Dunning, 1992; Knop, Engsbom, Skirestad & Weiss, 1996; Andrieu, 2004; Reid, Stewart & Thorne, 2004; Bento, 2007; Lippi, Gudi, Nevill & Boreham, 2008). O presente trabalho teve como objectivo principal apresentar os motivos que estão subjacentes à tensão latente que existe nestas áreas de saber. Os objectos de estudo, a esfera de acção, bem como os factores de convergência e divergência são elementos a considerar neste artigo. Conclui-se que a Ciência do Desporto enquanto “estudo do corpo”, nas suas mais diversas vertentes, deverá assumir uma atitude aberta e cooperante no seio das Ciências Naturais e das Ciências Sociais. A interdisciplinaridade que resulta destas ciências aponta para a utilização de abordagens múltiplas direccionadas para a actividade prática de intervenção e transformação da sociedade.
  • Interdisciplinary and Intergenerational Project, Ulisses’ Pirate: An Empirical Study in the Context of Basic Education
    Publication . Cabral Mendes, Pedro; Rebelo Leandro, Cristina; Campos, Francisco; Mónico, Lisete; Parreira, Pedro; Gomes, Ricardo
    The aim of this study was to analyse the impact of an interdisciplinary and intergenerational educational experience in the elderly, in teachers, students and their parents or guardians. Creative Dance and Drama Workshops were articulated with Portuguese, PE, Arts and IT subjects. A total of 20 6th graders, their parents or guardians, five teachers and 15 elders participated in the study. An analysis of 194 free evocations based in the free word association technique was performed, along with 17 semi-structured interviews. From the literary texts “Os Piratas” and “Ulisses”, an expressions-based work was proposed, where drama and movement games were explored. Evocations of the central core were of Friendship, Learning, Affection, Solidarity and Interaction. Of the 264 text units analysed, interaction with the elders was highlighted. In the teachers’ perception about the subjects and workshops involved in the project, a valorisation of IT and of Portuguese was registered. It is also relevant the amount of references to values and to the Interaction with the elders. This interdisciplinary and intergenerational project has revealed itself valuable for the integral and humanistic training of the students, having also given rise to corporeal artistic and emotional experiences relevant to their well-being.