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  • Atitudes de estudantes de Enfermagem sobre o envelhecimento
    Publication . Abreu, Margarida; Nilza Caldevilla, Maria
    Introdução: Em Portugal, tem aumentado o número de pessoas idosas com necessidades de cuidados de saúde específicos. Os cuidados prestados às pessoas idosas está diretamente relacionada com as atitudes dos profissionais de saúde, nomeadamente os enfermeiros e estudantes de enfermagem. O nosso objetivo é explorar as atitudes dos estudantes de enfermagem em relação à velhice. Metodologia: Estudo de natureza quantitativo, exploratório e descritivo. Cento e quarenta estudantes de enfermagem do primeiro ano, constituíram a amostra. O instrumento de colheita de dados utilizado foi o Inventário de Atitudes em Relação à Velhice, originalmente desenvolvido por Sheppard (1981) e adaptado para o português por Neri (1986). Na análise dos dados recorremos a medidas de tendência central. RESULTADOS: O estudo envolveu 14 estudantes do sexo masculino e 126 estudantes do sexo feminino, com uma idade média de 18,7 anos. A média das pontuações atribuídas pelos estudantes nos itens de Inventário de Sheppard foi de 2,05 (DP=0,32). Em geral, este valor indica que as respostas foram negativas. A pontuação para cada fator do Inventário de Atitudes em Relação à Velhice estavam abaixo do ponto médio nas dimensões "Expectativas quanto à atividade" e "Expectativas em relação a satisfação" (X=1,70, DP=0,39 e X=1,66, SD=0, 56, respetivamente) e valor acima do ponto médio da escala dimensão "A ansiedade sobre a morte" (X=2,82, DP=0,71). DISCUSSÃO: Estes resultados, espelhando atitudes negativas dos estudantes em relação à velhice, estão em consonância com os de Celik et al. (2010). CONCLUSÃO: Os estudantes de enfermagem do 1.º ano demonstram atitudes negativas, em relação à velhice X=2.05 (SD=0.32). Compete aos professores , do ensino superior, da área da saúde, desmistificar os estereótipos que acompanham o envelhecimento.
  • Atitudes de estudantes de enfermagem finalistas sobre o envelhecimento
    Publication . Nilza Caldevilla, Maria; Abreu, Margarida
    Introdução: Em Portugal existem aproximadamente dois milhões de idosos, o que representa 20% da população residente (PORDATA, 2013). Sendo as atitudes aprendidas socialmente, a formação e a educação representam o papel principal para a implementação de atitudes positivas e assertivas perante a velhice (Pinto, 2012). Metodologia: Estudo de natureza quantitativo, exploratório e descritivo. Duzentos e vinte e um estudantes de enfermagem do quarto ano, constituíram a amostra. O instrumento de colheita de dados utilizado foi o Inventário de Atitudes em Relação à Velhice, desenvolvido por Sheppard (1981). Na análise dos dados recorremos a medidas de frequência, tendência central e dispersão. Resultados: O estudo envolveu 29 estudantes do sexo masculino e 192 estudantes do sexo feminino, com uma idade média de 22,2 anos. A média das pontuações atribuídas pelos estudantes nos itens do Inventário de Sheppard foi de 2,03 (DP = 0,42). Em geral, este valor indica que as respostas foram positivas. A pontuação para cada fator do Inventário de Atitudes em Relação à Velhice estavam abaixo do ponto médio nas dimensões “ Expectativas quanto à atividade “ e “ Expectativas em relação a satisfação “ (= 1,70, DP = 0,51 e = 1,71, SD = 0, 65, respetivamente) e valor acima do ponto médio da escala dimensão “ A ansiedade sobre a morte” e “ Sentimentos em relação à velhice” ( = 2,07, DP=0,72 e = 2,70, DP = 0,50, respetivamente). Discussão: Estes resultados estão em consonância com os de Eltantawy (2013). Conclusão: Os estudantes de enfermagem do 4º ano demonstram atitudes positivas, em relação à velhice. Estes resultados sugerem a necessidade de continuar a enfatizar os conhecimentos teóricos acerca do processo de envelhecimento e a prestação de cuidados a idosos durante o percurso académico dos estudantes para promover a construção de atitudes positivas em relação à velhice e contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados aos idosos.
  • Envelhecimento demográfico
    Publication . Nilza Caldevilla, Maria; Araújo, F.