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Gouveia Rodrigues Bettencourt Jesus, Maria Merícia
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- Satisfação do cliente da Região Autónoma da Madeira alvo de cuidados de enfermagem de reabilitação nos centros de saúdePublication . Freitas, Sónia; Gouveia, B.R.; Jesus, Élvio Henriques De; Bettencourt, MeríciaEnquadramento: A satisfação com os cuidados de saúde prestados à pessoa, é considerada um importante indicador no domínio da qualidade dos cuidados, baseada na perceção e valorização dos cuidados que lhe são prestados, considerando as suas necessidades e expetativas. Como indicador permite monitorizar a qualidade dos serviços de saúde, com repercussões na sua planificação, avaliação e melhoria contínua. Objetivo: Avaliar o nível de satisfação dos clientes da Região Autónoma da Madeira, alvo de cuidados de enfermagem de reabilitação nos centros de saúde do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. Método: Estudo quantitativo, transversal, exploratório-descritivo. Amostra constituída por 130 clientes adultos da Região Autónoma da Madeira, alvo dos cuidados de enfermagem de reabilitação nos centros de saúde do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. Nível de satisfação avaliado através da aplicação do formulário de avaliação da Satisfação dos Utentes com os Cuidados de Enfermagem no Centro de Saúde —SUCECS26.Resultados:Dos clientes participantes, 80% são do sexo feminino, 59,2% idosos, 59,2% são casados ou em união de facto, a sua maioria detém o primeiro ciclo de escolaridade (66,2%) e são reformados ou inválidos (63,1%). Os motivos de recurso aos cuidados foram maioritariamente os problemas ortotraumatológicos (62,3%). O seu nível de satisfação global é de 91,33%.Conclusão:O nível de satisfação dos clientes da Região Autónoma da Madeira, alvo dos cuidados de enfermagem de reabilitação nos centros de saúde do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira é elevado. Este estudo constitui um indicador da qualidade dos cuidados prestados
- O comprometimento organizacional dos enfermeiros de reabilitação na Região Autónoma da Madeira: Um estudo de caracterizaçãoPublication . Rodrigues, Nélio; Jesus, Élvio Henriques de; Bettencourt, Merícia; Gouveia, B.R.Enquadramento: O Comprometimento Organizacional (CO) tem influência no absentismo, turnover, pontualidade, comportamentos de cidadania e desempenho. Colaboradores comprometidos são determinantes na obtenção de vantagens competitivas e sucesso das organizações. Objetivos: Descrever os níveis de CO dos Enfermeiros de Reabilitação do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, a sua associação com as diversas variáveis de caracterização e a sua correlação com a variável idade. Método: Quantitativo, transversal e descritivo, com recurso à escala de comprometimento organizacional. Resultados: N de 133 e n de 114 enfermeiros de reabilitação. O valor médio do CO global foi de 4,50. A componente afetiva obteve um score de 5,04, a calculativa 4,51 e a normativa 3,95. Revelam maiores níveis de CO os enfermeiros: a exercer funções nas redes regionais de cuidados continuados e serviços hospitalares; género masculino; idades mais avançadas; há mais tempo na instituição; viúvos; licenciados; exercendo, simultaneamente, funções de gestão e prestação de cuidados especializados; com contrato de trabalho em funções públicas; com horário fixo e que não pretendem mudar de serviço. Na componente afetiva foi identificada uma correlação significativa, positiva e fraca, com idades mais avançadas associadas a scores mais elevados (Rho=.0214, n=86, p=.048).Conclusão: Os enfermeiros integrantes da amostra estão em média moderadamente comprometidos com a organização, sendo a componente afetiva a que apresentou valores mais expressivos, seguindo-se a calculativa e a normativa. Futuras pesquisas devem estudar a relação das diversas variáveis de caracterização com os níveis de CO