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- Acompanhamento dos Estudantes / SupervisãoPublication . Carvalho Ribeiro, Isilda Maria Oliveira; Carvalho, António LuísProblemática: A formação inicial em Enfermagem envolve duas componentes essenciais: teórica e prática, que se articulam e se vão complementando ao longo dos quatro anos de formação académica. Enquanto a primeira aprendizagem decorre nas escolas superiores de Enfermagem, a segunda normalmente é nas instituições de saúde. Esta componente prática inclui os estágios do 4.º ano do curso de licenciatura em Enfermagem, que envolve estudantes e docentes das escolas superiores de Enfermagem e enfermeiros da prática clínica onde decorrem os estágios, designados por tutores. A motivação e justificação, para estudar esta temática, encontram-se na necessidade de reflexão acerca do acompanhamento dos estudantes/ supervisão e do papel do tutor. Metodologia: Optámos pelo modo de investigação um estudo de caso único, centralizando a nossa atenção no acompanhamento dos estudantes duma Escola Superior de Enfermagem da região Norte, em ensino clínico. Recorremos à observação participante, diários de aprendizagem e focus group. Dos dados recolhidos através da observação participante e do focus group emergiu o domínio “acompanhamento dos estudantes”, a partir do qual foi possível construir a taxonomia: como categorias e subcategorias, respetivamente: apoio: tutor, docente e equipa de enfermagem e papel do tutor: orientar, servir de espelho, prestar atenção e encorajar. Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa: Contribuir para um modelo de formação clínica onde o tutor é um profissional experiente, mais velho, que fica responsável pela formação do estudante. Um fator preocupante para os investigadores e mencionado por vários autores é a qualidade do acompanhamento dos estudantes, considerada por muitos como fator determinante para o sucesso do processo ensino/aprendizagem em contexto da prática clínica. Esta partilha de uma relação de parceria entre a escola e a instituição de saúde onde decorre o estágio, entre a teoria e a prática, entre docente/tutor e estudante, são essenciais na formação e no desenvolvimento de competências pelo estudante. Para além das questões relacionadas com o acompanhamento dos estudantes em contexto da prática clínica pelos tutores, existe ainda a questão da supervisão feita pelos docentes das escolas de Enfermagem. Apesar de desempenharem papéis diferentes, não são opostos, os seus papéis complementam-se numa relação de parceria, com vista a atingir o mesmo objetivo: o desenvolvimento profissional e humano do estudante, ou seja, o desenvolvimento de competências nas diferentes áreas do saber. Relação com a produção da área: O apoio do tutor na perspetiva do docente e comungada pela opinião dos estudantes é considerado um momento privilegiado, de reflexão, comunicação, visando o desenvolvimento de competências no estudante, e deve promover neste uma atitude de confiança, empatia e responsabilidade pela qualidade do ensino. O apoio do docente aborda a perspetiva da dimensão relacional e a importância da presença do docente no local de estágio como continuidade da escola. Embora, os estudantes considerem os enfermeiros da prática de cuidados como exemplo, também é de referir a alusão feita pelos tutores no sentido de que a presença do docente no local de estágio é um referencial, exercendo forte influência sobre a construção da identidade do estudante enquanto futuro profissional.
- Vulnerability and cognitive protection factors in older personsPublication . Sequeira, Carlos; Carvalho, José Carlos; Carvalho Ribeiro, Isilda Maria Oliveira; Moreira, Sandra; Costa, RitaEstimates from the Portuguese Statistics reveal that 19.0% of the resident population in Portugal is in the age group with 65 years or older. By 2020, it is expected that the proportion of the elderly (≥ 65 years old) will increase to 20.6%. Cognitive plasticity and reserve capacity are central in studies addressing the ageing process, thus it is extremely important to identify the vulnerability and protection factors. OBJECTIVE. To identify vulnerability and cognitive protection factors in older persons. METHODOLOGY. Epidemiological and transversal study, conducted with a population of 151 persons, with an average age of 70.8 (± 5.4), in the metropolitan area of Porto. RESULTS. The results indicate that lifestyles involving physical exercise; eating habits; sleep and rest patterns; leisure activities; satisfactory emotional life and the use of health services can act as vulnerability factors or protective factors. The Mini-Mental State Examination (MMSE) has an average of 26.6 (± 4.4) and the questionnaire of cognitive reserve of 6.3 (± 4.6). The dimensions of the MMSE show an association between items, with emphasis on MMSE guidance and MMSE attention and calculation, with a correlation of r = .75; p = 0.001 and r = .89; p = 0.001 respectively. CONCLUSION. The healthy lifestyles, involving physical exercise; proper nutrition; the regular sleep pattern; engagement in leisure activities; a satisfactory emotional life and the use of health services can function as protective factors (present) or vulnerability (absent).
- A efetividade do exercício físico no tratamento da depressãoPublication . Gomes, Aramid; Ramos, Sílvia; Ferreira, Ana Rita; Montalvão, Joana; Carvalho Ribeiro, Isilda Maria Oliveira; Lima, FilipaCONTEXTO: Tendo em conta a prevalência das doenças mentais e as comorbilidades a elas associadas, torna-se emergente a atuação na promoção da saúde mental e tratamento. De acordo com a literatura, existem diversos aspetos nos quais o exercício físico exerce relevante influência. No âmbito da saúde mental, importa também perceber se este poderá ter benefícios no tratamento de perturbações depressivas. OBJETIVO: Conhecer a efetividade do exercício físico no tratamento da perturbação depressiva. MÉTODOS: Systematic reviews of effectiveness que utiliza a estratégia PICO e as recomendações PRISMA apresentadas pelo Joanna Briggs Institute e partindo da questão, Qual a efetividade do exercício físico no tratamento da depressão? A pesquisa foi realizada com recurso às seguintes plataformas de acesso: Isi web of knowledge; Scopus; Trip database e EBSCO Host. Esta revisão decorreu ao longo do mês de outubro do ano de 2018. RESULTADOS: Identificaram-se 310 resultados. Foram analisados cinco documentos, quatro resultaram da pesquisa efetuada nas plataformas de acesso e um resulta da consulta de referências bibliográficas. A seleção foi feita após leitura do título; eliminação de duplicados; leitura de resumos e textos integrais. CONCLUSÕES: Utentes com perturbação depressiva major a serem tratados com terapêutica farmacológica e exercício físico, apresentam uma maior redução da sintomatologia depressiva, quando comparados aqueles que são sujeitos apenas ao tratamento com terapêutica farmacológica. O exercício físico revelou-se, também, como uma alternativa ao incremento farmacológico. Como intervenção não farmacológica, é aquela com maiores benefícios na melhoria da depressão e sintomatologia depressiva.
- Saúde mental positiva no trabalhoPublication . Alves, Sónia; Carvalho Ribeiro, Isilda Maria Oliveira; Sequeira, Carlos
- Fatores de vulnerabilidade e proteção cognitiva em pessoas mais velhasPublication . Sequeira, Carlos; Carvalho, José Carlos; Carvalho Ribeiro, Isilda Maria Oliveira; Moreira, Sandra; Costa, Rita
- Saúde Mental Positiva no TrabalhoPublication . Alves, Sónia; Carvalho Ribeiro, Isilda Maria Oliveira; Sequeira, Carlos